Prefeitura garante apoio psicoemocional à comunidade educacional da Escola Djalma Matheus Santana e antecipa ações do escola na paz

Por Chrislayne 25/05/2023 - 19:20 hs
Foto: Assessoria
Prefeitura garante apoio psicoemocional à comunidade educacional da Escola Djalma Matheus Santana e antecipa ações do escola na paz
Imagem meramente ilustrativa

Preservar a saúde, integridade e bem-estar dos alunos e alunas da Rede Municipal de Ensino e dar a eles apenas a preocupação para estudar e dedicar-se ao futuro foi, é e sempre será prioridade da Prefeitura de Arapiraca.

Nesse intuito, as secretarias municipais de Educação e Esporte e Ordem Pública anteciparam o início da 2ª etapa do protocolo de segurança para escolas e instituições, que visa identificar e neutralizar o agressor ativo, ou seja, aquele indivíduo que usa da violência para atacar pessoas em locais públicos e privados.

A ação será realizada em parceria com o 3° Batalhão da Polícia Militar do Estado de Alagoas (3° BPM/AL) e será destinada a todas as instituições de ensino do município.

A medida foi tomada após o ocorrido desta terça-feira (23) na Escola de Ensino Fundamental Djalma Matheus Santana, no bairro Primavera, como medida adicional ao primeiro módulo, posto em prática pelos profissionais do centro escolar durante a ação do agressor.

Medidas de proteção

A priori, o estabelecido é de que absolutamente ninguém ingresse a escola, salvo os pais dos alunos e alunas com alguma deficiência e que necessitem de auxílio para adentrar tanto a instituição, quanto a sala de estudos.

Além disso, como forma de preservação dos estudantes e corpo docente, todas as salas, de acordo com o protocolo, são terminantemente fechadas, a fim de evitar o acesso do agressor.

Djalma: volta às aulas com segurança

Durante esta quinta (25) e sexta (26), todos que compõem a comunidade escolar da Djalma Matheus Santana estarão reunidos com os técnicos das secretarias de Educação e Esporte e Ordem Pública para a apresentação dos reforços das novas medidas que integrarão as ações.

A pedido do prefeito Luciano Barbosa, será consideravelmente ampliado o quantitativo de segurança, reforçando a supervisão de apoio.

Será disponibilizado, ainda, por meio da Superintendência de Qualidade de Vida, todo o suporte psicoemocional à comunidade educacional da Escola Djalma Matheus Santana, englobando os alunos e alunas, corpo docente e família do vigilante, que está recebendo apoio em sua fase de recuperação.

A ação criminosa ocorrida na Escola Djalma está sendo investigada pelos órgãos competentes com total apoio da gestão pública municipal, que já liberou, inclusive, as imagens do circuito interno de câmeras que filmou toda a ação, bem como os procedimentos de toda equipe do centro escolar.

“Embora seja uma situação difícil de encarar, ficou nítido que todos os profissionais se mantiveram em situação de controle e defesa da escola. Infelizmente, o ato desse jovem, que foi aluno da escola, não pode ser evitado. Mas estamos ainda mais vigilantes na proteção da nossa comunidade escolar e na retomada das aulas, com controle e segurança”, falou a secretaria de Educação e Esporte, Eliete Rocha.

Por:  Assessoria