Prefeito Luciano e Paulão fortalecem programa de apoio aos agricultores familiares

Por Chrislayne 19/05/2023 - 18:15 hs
Foto: Assessoria

Com mais de 1.800 tarefas de terra e dezenas de agricultores já atendidos, em pouco mais de duas semanas, o programa de apoio ao homem e mulher do campo Terra Pronta recebeu importante apoio nesta sexta-feira (19), em Arapiraca.

O prefeito Luciano Barbosa, o deputado federal Paulão (PT/AL), o secretário de Desenvolvimento Rural, Genivaldo Oliveira, e o presidente da União das Associações Comunitárias de Arapiraca (Unamaa), Jorge Marques, assinaram o Termo de Cooperação para o fortalecimento do programa.

O ato de assinatura ocorreu no Centro Administrativo Municipal e também contou com a presença do presidente estadual do PT, Ricardo Barbosa; o presidente do diretório municipal do PT, Joãozinho Braúna; secretários, secretárias municipais, dezenas de presidentes associações comunitárias e de moradores, além do vereador Adriano Targino, representando a Câmara Municipal de Arapiraca, e o ex-prefeito de Feira Grande, Fábio Apóstolo, entre outras autoridades e convidados.

A Unamaa é uma das maiores referências no apoio comunitário em Alagoas, com 62 associações filiadas nos municípios Arapiraca, Taquarana, Feira Grande, Lagoa da Canoa e Coité do Nóia.

Durante a solenidade, o agricultor Geraldo Balbino enalteceu o programa Terra Pronta, afirmando que as ações vão além da economia financeira. “Com esse apoio, vamos triplicar a nossa renda. Ele chega na hora certa com o início do período de chuvas”, afirmou.

Avanços no meio rural

O presidente da Unamaa, líder comunitário Jorge Marques, destacou a parceria com a instituição. “Nesse terceiro mandato do prefeito Luciano Barbosa tem um diferencial com mais apoio na área rural. O município de Arapiraca tem 76 comunidades rurais, e o comando da Secretaria de Desenvolvimento Rural está entregue aos agricultores. Quero agradecer ao prefeito Luciano e ao deputado federal Paulão por terem confiado na nossa entidade”, declarou.

Por sua vez, o secretário Genivaldo Oliveira revelou que, em quase três semanas de lançamento do programa, mais de 1.800 tarefas já foram aradas. “Com esse apoio, vamos ampliar mais as nossas ações”, acrescentou.

O deputado federal Paulão falou da referência das ações sociais na gestão do prefeito Luciano Barbosa e dos novos desafios do secretário Genivaldo Oliveira. “Podem contar com o nosso empenho para fazer avançar o setor agrícola no município. O mais importante desse trabalho conjunto é resultado social: o desenvolvimento social no campo e na cidade”, salientou o deputado.

O prefeito Luciano Barbosa agradeceu mais uma vez a confiança dos agricultores e das lideranças comunitárias com o lançamento do programa de apoio no meio rural. “Arapiraca tem uma dívida com o homem do campo. A força do trabalho dos homens e mulheres do campo foi fundamental para o desenvolvimento do município. Cerca de 98% dos proprietários de terra são formados por minifúndios, de um a dez hectares. Arapiraca sempre está se reinventando. Depois da redução do plantio de fumo, criamos o cinturão verde e avançamos na produção de hortaliças. Isso reflete na reforma agrária natural e na distribuição de renda no campo e também na cidade”, destacou o prefeito.

Por:  Assessoria