Arapiraca sustentável: projeto inovador transforma restos de poda em adubo para agricultores familiares

Material também será destinado a jardins e parques do município

Por Chrislayne 12/05/2023 - 10:16 hs
Foto: Assessoria

A Prefeitura de Arapiraca, por meio de uma parceria entre as secretarias municipais de Serviços Públicos e Desenvolvimento Rural, vai deixar a cidade mais sustentável. A ideia consiste em transformar restos de poda em adubo orgânico através da compostagem.

Durante o serviço de poda de árvores, as equipes de limpeza contarão com o auxílio de uma máquina que tritura os restos de galhos e folhas assim que eles são cortados. Em seguida, o material será enviado para o time da Secretaria de Desenvolvimento Rural, que fica a cargo do processo de reciclagem do lixo orgânico.

Após a compostagem, o adubo será fornecido para agricultores familiares, além de ser utilizado em áreas do próprio município. “A trituração da poda hoje acontece no sentido de não desperdiçar essa matéria orgânica, porque ela é de muita importância para a gente, já que vai servir de retorno para a gente colocar nos nossos parques e jardins”, explica o superintendente de Gestão da Secretaria de Serviços Públicos, Diogo Cajueiro.

Todo material depositado no Centro de Tratamento de Resíduos (CTR), como era o caso dos restos de poda, gera uma despesa. Portanto, além de tornar Arapiraca mais sustentável, o projeto também ajuda a diminuir custos, já que agora o material será reciclado ao invés de descartado.

Esta é mais uma iniciativa da secretária municipal de Serviços Públicos, Carol Valeriano, que ao lado do prefeito Luciano Barbosa segue realizando ações para otimizar cada vez mais o trabalho de manutenção e limpeza dos bairros do município.

Por:  Assessoria