Prefeitura amplia a compra de produtos da agricultura familiar através do programa alimenta Brasil

Por Chrislayne 27/09/2022 - 11:41 hs
Foto: Assessoria

Graças a um trabalho intenso de captação de recursos, a Prefeitura de Arapiraca, através das secretarias de Desenvolvimento Rural e Desenvolvimento Social, vai ampliar a compra de alimentos produzidos pela Agricultura Familiar, que serão destinados a quem mais precisa.

Os recursos são provenientes da Secretaria Nacional de Inclusão Social e Produtiva, ligada ao Ministério da Cidadania, e disponíveis para os municípios participantes na modalidade “Compra com Doação Simultânea”, com prazo de execução de doze meses a partir de sua pactuação.

O Secretário de Desenvolvimento Rural, Hibernon, explicou que o município buscou formas de avançar na captação de recursos para a Agricultura Familiar junto ao Ministério da Cidadania, e que conseguirá atender diversos produtores locais de frutas, hortaliças, macaxeira, doces, dentre outros itens.

“Estamos dobrando os recursos. Em junho, R$3 milhões já haviam sido destinados para a compra dos produtos da Agricultura Familiar. Em agosto, ocorreu Chamamento Público através da SMDR voltada a agricultores familiares locais e entidades socioassistenciais que receberão os gêneros produzidos. Agora, nós conquistamos mais R$3 milhões via Ministério da Cidadania e isso beneficia tanto os homens e mulheres do campo, quanto a população arapiraquense”, explicou o secretário.

Todos os alimentos produzidos pelos agricultores familiares cadastrados no programa são adquiridos pelo município e doados para as entidades socioassistenciais certificadas pelo Conselho Municipal de Assistência Social.

Outra parte dos produtos adquiridos são destinados aos equipamentos públicos de proteção social do município, como os abrigos institucionais, Centro Pop e Restaurante Popular Jerimum.

A secretária de Desenvolvimento Social, Fabrícia Galindo pontuou que essa ação beneficiará diretamente mais de 250 famílias de agricultores e trará impactos positivos na geração de emprego e renda para as famílias do campo, ao mesmo tempo que garantirá a oferta de alimentos na mesa de mais de 6.000 arapiraquenses em situação de insegurança alimentar e nutricional.

Por:  Assessoria