Cavalgada da Padroeira traz a imagem de Nossa Senhora do Bom Conselho para Arapiraca pela 19 vez.

Gesto homenageia Manoel Andr, fundador de Arapiraca.

Por Ranjelio 02/02/2022 - 13:35 hs
Foto: Reprodução

Na manhã desta quarta-feira (02) os cerca de 150 cavaleiros e amazonas inscritos na 19ª Edição da Cavalgada da Padroeira de Arapiraca, Nossa Senhora do Bom Conselho, deixaram o município de Palmeira dos Índios em direção à cidade de Arapiraca, no Agreste alagoano, para finalizar o percurso de aproximadamente 100 Km entre as cidades de Bom Conselho, em Pernambuco, e a Capital do Agreste, que teve início há dois dias, na tarde do dia 31 de janeiro.

Em Arapiraca, as amazonas e cavaleiros almoçam e se preparam para entrar na cidade por volta das 16h00 levando a imagem de Nossa Senhora do Bom Conselho, padroeira de Arapiraca, assim como fez Manoel André, considerado o fundador da cidade, ainda no século XIX, quando encomendou a imagem da santa a um santeiro pernambucano e foi buscá-la à cavalo lá em Bom Conselho, trazendo-a até Arapiraca também montado num cavalo para presentear a esposa, segundo os relatos históricos.

A Cavalgada da Padroeira é promovida pela Acesa (Associação dos Criadores de Cavalo de Sela de Arapiraca) e está em sua 19° edição. Na chegada à Arapiraca, a Cavalgada é saudada pelo público e pelos devotos da Padroeira. A imagem percorre as ruas de acesso ao Centro da cidade nas mãos das amazonas e cavaleiros até ser entregue às autoridades religiosas e representantes da Igreja Católica e do Poder Público Municipal em frente à Concatedral de Nossa Senhora do Bom Conselho.

Em seguida, há celebrações com cânticos de louvor e depois, uma procissão que este ano será substituída por uma carreta com a imagem da Santa para evitar aglomerações devido à pandemia do coronavírus.

Em 2021 a cavalgada da Padroeira não foi realizada também por causa da pandemia.