Cineasta Hong Sang-Soo destaque da Mostra CineSesc em agosto

As exibies gratuitas acontecero em Macei e Arapiraca

Por Chrislayne 06/08/2019 - 09:04 hs
Foto: Sesc Alagoas

Durante o mês de agosto, de 07 a 28, as Unidades Sesc Centro (Maceió) e Sesc Arapiraca receberão as sessões cinematográficas da Mostra CineSesc Hong Sang-Soo: a complexa simplicidade do cotidiano contemporâneo. As exibições serão gratuitas.

Esta é a Primeira mostra especial dentro do Cine Sesc dedicada a um diretor contemporâneo, vivo e em plena atividade. O ritmo de produção do coreano Hong Sang-soo vem impressionando a crítica especializada, de um lado por sua abundância, e de outro por sua qualidade e pela marca inconfundível de sua autoralidade. Na última década, os filmes do cineasta começaram a chegar ao Brasil, despertando admiradores. O forte das tramas é a abordagem do cotidiano de seus personagens.

Serão exibidos os títulos: “Hahaha”, “A Câmera de Claire”, “A visitante francesa”, “Certo agora, errado antes”, “Na praia à noite sozinha” e “Filha de ninguém”.

Sobre as tramas de Hong Sang- Soo

Na maioria das vezes, eles se confundem com o próprio cinema, em um exercício metalinguístico fascinante e permanente em sua obra. Suas produções ora são realizadas na Coreia do Sul, ora em países da Europa, em especial na França. Cinema, vida, celebração, foco em pontos de vista diferentes, imprevisibilidade, incongruências do amor e relações entre verdade e mentira são temas recorrentes em seus filmes, que apesar de possuírem uma superfície aparentemente fácil, guardam reflexões profundas sobre a difícil tarefa de viver neste mundo cada vez mais mediado pela tecnologia e sobre as amplas camadas de sentido que suas obras nos permitem perscrutar.

A Mostra, com classificação indicativa, é aberta ao público.

O objetivo da Mostra CineSesc é promover a difusão cinematográfica que não chega no circuito comercial de exibição, além de incitar debates e estimular a visão crítica dos espectadores.

PROGRAMAÇÃO

MACEIÓ

Dias: 07, 14, 21 e 28 de agosto de 2019

Horário: 12:30

Dias: 14 e 28 de agosto de 2019

Horário: 17:00

Sessões com acessibilidade (Libras, LSE e Audiodescrição)

Dias: 14 e 28 de agosto de 2019

Horário: 15:00

Local: Teatro Jofre Soares, Sesc Centro. Rua Barão de Alagoas, 229.

Entrada Gratuita

ARAPIRACA

Dias: 07, 14, 21 e 28 de agosto de 2019

Horário: 19:30

Dias: 14 e 21 de agosto de 2019

Horário: 17:00

Local: Teatro Hermeto Pascoal. R. Manoel Francisco Cazuza – Santa Edwiges.

Entrada Gratuita

07/08 – 12:30 no Sesc Centro

07/08 – 19:30 no Sesc Arapiraca

HAHAHA

Origem: Coreia

Ano de produção: 2010

Duração: 116’

Classificação: 14 anos

Elenco:  Kim Sang-kyung, Sori Moon, Yu Junsang

Direção e roteiro: Hong Sang-soo

Sinopse

O diretor de cinema Jo Moon-Kyeong faz uma viagem para uma pequena cidade costeira de Tongyeong, na Coreia do Sul. Lá ele encontra um amigo, o crítico de cinema Jong-sik Bang, e os dois se sentam para conversar e tomar algo. Durante a conversa, eles falam sobre uma viagem que fizeram para o mesmo lugar, e acabam por descobrir que conheceram as mesmas pessoas: um poeta e guia cultural e uma encantadora mulher.

14/08 – 12:30 no Sesc Centro

21/08 – 17:00 no Sesc Arapiraca

CERTO AGORA, ERRADO ANTES

Origem: Coreia do Sul

Ano de produção: 2015

Duração:121’

Classificação: 12 anos

Elenco: Jae-yeong Jeong, Kim Min-hee

Direção e roteiro: Hong Sang-soo

Sinopse

Por engano, Ham Cheon-soo (Jae-yeong Jeong) chega à cidade coreana de Suwon um dia antes do previsto. Para passar o tempo, ele vai até um antigo palácio, onde encontra uma artista chamada Yoon Hee-jeong (Kim Min-Hee). Juntos, eles vão até a loja de Yoon para admirar suas pinturas, comer sushi e se conhecerem. Em seguida, eles vão para um bar encontrar com amigos de Yoon. Ao ser perguntado se é casado, Cheon-soo admite que sim e decepciona a artista.

14/08 – 17:00 no Sesc Arapiraca

28/08 – 15:00 no Sesc Centro

28/08 – 17:00 no Sesc Centro

A CÂMERA DE CLAIRE

Origem: França, Inglaterra e Coreia

Ano de produção: 2017

Duração: 69’

Classificação: 14 anos

Elenco: Isabelle Huppert e Kim Min-hee

Direção e roteiro: Hong Sang-soo

Sinopse: Numa viagem de trabalho ao Festival de Cannes, Jeon Manhee (Kim Min-hee) é demitida por sua chefe, que não revela o real motivo da demissão. Ao mesmo tempo, Claire (Isabelle Huppert), uma professora que sonha em trabalhar como poeta, sai pelas ruas tirando fotos em sua câmera Polaroid. Essas duas mulheres se conhecem e tornam-se amigas. Por acaso, as imagens de Claire ajudam Jeon a compreender melhor o momento pelo qual está passando.

14/08 – 15:00 no Sesc Centro

14/08 – 17:00 no Sesc Centro

14/08 – 19:30 no Sesc Arapiraca

A VISITANTE FRANCESA

Origem: Coreia do Sul

Ano de produção: 2012

Duração: 89’

Classificação: 12 anos

Elenco: Isabelle Huppert,  Yu Junsang , Yumi Jung

Direção e roteiro: Hong Sang-soo

Sinopse: Anne (Isabelle Huppert) é uma mulher francesa que está em uma pequena cidade na Coreia do Sul, onde visita um amigo que está prestes a ter um filho e trabalha como diretor. Lá, ao visitar uma praia, conhece um empolgado salva-vidas (Yu Jun-sang), que tenta conquistá-la. Pouco tempo depois outras duas mulheres francesas, ambas chamadas Anne, chegam ao local e lidam com os mesmos personagens.

21/08 – 12:30 no Sesc Centro

21/08 – 19:30 no Sesc Arapiraca

NA PRAIA À NOITE SOZINHA

Origem: Coreia do Sul

Ano de produção: 2017

Duração:101’

Classificação: 14 anos

Elenco: Min-Hee Kim, Young-hwa Seo e Hae-hyo Kwon

Direção e roteiro: Hong Sang-soo

Sinopse: Younghee (Kim Min-hee) é uma atriz famosa que tem a sua vida pessoal exposta após um caso com um homem casado. Ela acaba então decidindo deixar sua cidade e passar um tempo em Hamburgo, na Alemanha, e dar uma pausa na carreira. E, ao retornar à Coreia, Younghee reencontra os velhos amigos e começa a refletir sobre suas possibilidades de futuro. Em noites regadas a álcool, ela se libera e diz o que realmente sente, gerando conflitos bem complexos com eles.

28/08 – 12:30 no Sesc Centro

28/08 – 19:30 no Sesc Arapiraca

FILHA DE NINGUÉM  

Origem:Coreia do Sul

Ano de produção: 2013

Duração: 90’

Classificação: 12 anos

Elenco: Eun-chae Jeong, Lee Seong-gyon, Ye Ji-won e Kim Ja-ok

Direção e roteiro: Hong Sang-soo

Sinopse: Haewon (Jeong Eun-Chae) é uma jovem adulta que vive deslocada em Seul, capital da Coreia do Sul. A estudante de cinema também sonha em se tornar atriz e admira a francesa Jane Birkin. Quando descobre que sua mãe (Kim Ja-ok) está se mudando para o Canadá e que seus colegas de faculdade estão falando mal dela por conta do relacionamento que teve com um professor casado (Lee Sun-kyun), Haewon se enche de dilemas existenciais.

Por: Sesc Alagoas