Mostra CineSesc traz: A arte e seu enleio

As exibies acontecem entre 03 e 31 de julho, nas Unidades Sesc Centro e Arapiraca

Por Ranjelio 25/06/2019 - 15:53 hs
Foto: Sesc Alagoas

Sesc promove, durante o mês de julho, mais uma Mostra CineSesc e, desta vez, traz o tema “A arte e seu enleio”. Os filmes serão exibidos gratuitamente, nos dias 03,10,17,24 e 31 de julho, sempre às 12h30 e 19h30, nas Unidades Sesc Centro (Maceió) e Sesc Arapiraca, respectivamente.

O tema “A arte e seu enleio” sugere uma reflexão acerca dos processos cotidianos que envolvem as artes e traz uma desconstrução da ideia de que a atividade artística é um atributo de pessoas geniais, privilegiadas ou com algum tipo de dom. O ego, os relacionamentos amorosos e a relação com o público, assim como a dureza de vivenciar os processos de elaboração simbólica das obras, são alguns temas abordados pelos filmes escolhidos para essa mostra. Artes plásticas, dança, literatura e o próprio cinema estão incluídos como objetos temáticos dos títulos e todos lançam discussões fundamentais sobre o que envolve a criação artística e o próprio papel social da arte.

A Mostra, com classificação indicativa, é aberta ao público.

O objetivo da Mostra CineSesc é promover a difusão cinematográfica que não chega no circuito comercial de exibição, além de incitar debates e estimular a visão crítica dos espectadores.

PROGRAMAÇÃO:

Mostra Cine Sesc: A arte e seu enleio

MACEIÓ

Dias: 03, 10, 17, 24 e 31 de julho de 2019
Horário: 12:30
Local: Teatro Jofre Soares, Sesc Centro. Rua Barão de Alagoas, 229.
Entrada Gratuita

ARAPIRACA

Dias: 03, 10, 17, 24 e 31 de julho de 2019
Horário: 19:30
Local: Teatro Hermeto Pascoal. R. Manoel Francisco Cazuza – Santa Edwiges.
Entrada Gratuita

03/07   

-12:30 no Sesc Centro
-19h30 no Sesc Arapiraca

COM AMOR, VAN GOGH

Origem: Reino Unido, Polônia
Ano de produção: 2017
Duração: 95’
Classificação: 12 anos
Direção: Dorota Kobiela, Hugh Welchman
Elenco: Douglas Booth, Chris O'Dowd, Saoirse Ronan

Sinopse

  1. Um ano após o suicídio de Vincent Van Gogh, Armand Roulin (Douglas Booth) encontra uma carta por ele enviada ao irmão Theo, que jamais chegou ao seu destino. Após conversar com o pai, carteiro que era amigo pessoal de Van Gogh, Armand é incentivado a entregar ele mesmo a correspondência. Desta forma, ele parte para a cidade francesa de Arles na esperança de encontrar algum contato com a família do pintor falecido. Lá, inicia uma investigação junto às pessoas que conheceram Van Gogh, no intuito de decifrar se ele realmente se matou.

10/07

-12:30 no Sesc Centro
-19h30 no Sesc Arapiraca

PENDULAR

Origem: Brasil, Argentina e França
Ano de produção: 2017
Duração: 108 min
Classificação: 18 anos
Direção: Júlia Murat
Elenco: Raquel Karro e Rodrigo Bolzan

Sinopse:

Em um galpão abandonado, um casal de artistas contemporâneos observa a arte, a performance e sua intimidade se misturarem. A partir de sequentes contradições, eles vão aos poucos perdendo sua capacidade de distinguir o que faz parte dos seus projetos artísticos e o que nada mais é que a relação amorosa, criando até mesmo um conflito com seu passado.

17/07

-12:30 no Sesc Centro
-19h30 no Sesc Arapiraca

DAVID LYNCH, A VIDA DE UM ARTISTA

Origem: Estados Unidos, Dinamarca
Ano de produção: 2016
Duração: 88 min
Classificação: 12 anos
Direção: Jon Nguyen, Rick Barnes e Olivia Neergaard-Holm
Elenco: David Lynch

Sinopse

Em uma íntima jornada, o documentário narra sobre os anos que formaram a vida do cineasta David Lynch. Desde sua criação idílica em uma pequena cidade até as ruas escuras de Filadélfia, acompanhamos Lynch à medida que ele traça os eventos principais para a sua formação, assim como para o seu estilo cinematográfico enigmático.

24/07

-12:30 no Sesc Centro
-19h30 no Sesc Arapiraca

O CIDADÃO ILUSTRE

Origem: Argentina
Ano de produção: 2016
Duração: 118 min
Classificação: 14 anos
Direção: Mariano Cohn, Gastón Duprat
Elenco: Oscar Martinez, Dady Brieva, Andrea Frigerio

Sinopse

Daniel Mantovani (Oscar Martínez), um escritor argentino e vencedor do Prêmio Nobel, radicado há 40 anos na Europa, volta à sua terra natal, ao povoado onde nasceu e que inspirou a maioria de seus livros, para receber o título de Cidadão Ilustre da cidade – um dos únicos prêmios que aceitou receber. No entanto, sua ilustre visita desencadeará uma série de situações complicadas entre ele e o povo local.

31/07

-12:30 no Sesc Centro
-19h30 no Sesc Arapiraca

EU SOU INGRID BERGMAN

Origem: Suécia
Ano de produção: 2015
Duração: 114 min
Classificação: 10 anos
Direção: Stig Björkman
Elenco: Ingrid Bergman, Isabella Rossellini, Liv Ullmann

Sinopse

Usando os diários íntimos de Ingrid Bergman, além das cartas enviadas às suas amigas, o documentário traça todo o percurso pessoal e profissional da atriz, incluindo seus diversos casamentos, a relação controversa com os filhos, o escândalo de adultério, as mudanças para os Estados Unidos, França e Inglaterra os principais filmes e prêmios recebidos na carreira.

Por: Sesc Alagoas