30 de Outubro Emancipao Poltica de Arapiraca

Arapiraca, A Uma rvore Cidade

Por Chrislayne 30/10/2021 - 05:01 hs
Foto: Ranjelio / Portal Arapiraca

Parabéns a todos os arapiraquenses pelo dia, as felicitações de hoje também são para cada um de vocês. Nós temos muito orgulho dessa terra que acolhe e encanta a todos que a visita! Parabéns Arapiraca!

É bem provável que, ao descansar sob as folhas da arapiraca, lá pelas bandas de 1848, Manoel André não tenha imaginado que estava dando início a uma grande história. Segundo conta a tradição, o fundador vinha da cidade de Palmeira dos Índios para tomar posse de uma região conhecida como Alto do Espigão.

E foi à margem direita do Riacho Seco, que Arapiraca começou a ser “construída”. Nos primórdios, a maior parte dos habitantes era ligada por um laço de parentesco.

De acordo com o historiador Zezito Guedes, em seu livro¹ “Arapiraca através do Tempo”, ainda no início do século XX, o povoado já dava início ao seu desenvolvimento econômico. “No centro urbano havia muitas árvores nativas, em cujas sombras os feirantes colocavam carros de boi, amarravam animais e a meninada brincava diariamente”, diz o historiador em trecho da publicação.

Mas foi só em 1924 que Arapiraca de fato surgiu como município, através da luta árdua de Esperidião Rodrigues. Noventa e quatro anos se passaram e a cidade se tornou uma das mais importantes do Nordeste e a segunda maior de Alagoas.
Arapiraca, A Uma Árvore Cidade
Quando tu eras só arvore
Deste pouso a passarinhos
E para Manoel André
Foste tu, seu próprio ninho
Vem a ti filhos postiços
E aqui hão de dormir
E aos filhos pródigos
Quando aqui, voltam a sorrir

Arapiraca tu és mãe
De cada guerreiro que chegou
Nos outros que daqui saíram
Tens deles, o seu amor
És árvore grande e frondosa
Gloriosa por cada irmão
Livre por sua grandeza,
Exposta por Esperidião

E nesse progresso vindouro
Há gigantes e campos mil
És terra, filhos e frutos
Nordeste, Alagoas, és Brasil.
Genival Silva