A rvore chamada Arapiraca.

A palavra Arapiraca tem origem indgena, (origem: tupi arapiraca (ar: madeira) + (pira: casca)+ (ca: solta, frouxa)) significando: ramo que arara visita.

Por Ranjelio 04/10/2019 - 08:06 hs
Foto: Ascom/ Arapiraca
A rvore chamada Arapiraca.
Árvore Arapiraca na beira da estrada na Serra dos Ferreiras.

O nome Arapiraca vem de uma árvore da família das leguminosas mimosáceas, a Piptadenia. Uma espécie de angico-branco, comum no Agreste e no Sertão. Quando realizava o primeiro desmatamento na área, auxiliado por trabalhadores, num dia de muito sol, Manoel André escolheu a árvore sombria, onde pudesse descansar ao meio dia. Encostou ali os instrumentos de trabalho, e cuidou de preparar a boia, quando então, usou as seguintes palavras: – "Essa arapiraca, por enquanto é a minha casa." - Disse Manoel André. Este seria o primeiro ponto de referência, o marco que, através do tempo, passaria a história.

Foi embaixo da Arapiraca, localizada as margens do Riacho Seco, que Manoel André Correia dos Santos (fundador da cidade) descansou. A sombra daquela árvore fez com que Manoel André tivesse a ideia de construir uma cabana. Depois de alguns tempos, com a vinda de outras famílias, a árvore Arapiraca ficou cercada por um povoado. O local começou a ser povoado na primeira metade do século XIX.

A palavra Arapiraca tem origem indígena, (origem: tupi “ara’pir’aca” (ará: madeira) + (pira: casca)+ (áca: solta, frouxa)) significando: “ramo que arara visita”. Certamente isso se deve ao fato do Agreste alagoano ter sido terra indígena e, desde o século XVI a região passou a ter seu território ocupado e povoado pelos portugueses.

Há uma árvore desta espécie na beira da estrada na Serra dos Ferreiras. No entanto pela importância simbólica para a Cidade carece de proteção e até mesmo de um tombamento ambiental. Com as recentes obras de urbanização do Bosque das Arapiracas, houve o plantio de diversas mudas desta espécie podendo esta árvore aparecer em quantidade maior.

No plano simbólico é muito positivo para a Cidade ter como marco de fundação uma árvore que serve de abrigo, representa o vínculo de Arapiraca com o seu meio natural. E, assim a Cidade vai refazendo a sua história que pode continuar sendo vigorosa, altiva, dinâmica, mas sem descuidar do patrimônio ambiental e cultural.

Fonte: Livro “Plano Decenal de Arapiraca”, 2012.