Arapiraca inicia implantação de laboratório de alfabetização e letramento na Rede Municipal.
Projeto tem como objetivo oferecer suporte técnico e prático aos professores alfabetizadores do município.
Projeto tem como objetivo oferecer suporte técnico e prático aos professores alfabetizadores do município.
A educação é o grande meio para a participação ativa de um indivíduo na sociedade e a alfabetização é o pontapé inicial para este processo. Pensando nisso, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Educação, está implantando no município o Laboratório de Alfabetização e Letramento (LABAL), estratégia que tem como objetivo fortalecer essa base.
O LABAL foi criado pelas formadoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental, por meio do Núcleo de Formação Continuada, com o intuito de oferecer suporte teórico e prático aos professores alfabetizadores da rede de ensino do município, contemplando turmas de 1º e 2º ano.
A ideia de criar o projeto surgiu após a participação de formadoras arapiraquenses no Congresso Nacional de Alfabetização (CONBALFA), que aconteceu em Belém, no Estado do Pará, no início deste ano. Três profissionais do Município apresentaram um artigo científico e foram convidadas para participar de uma rede de alfabetização a nível nacional, tendo contato com professores e pesquisadores de outras redes e universidades.
Esta é uma ideia que chega a Arapiraca para aprimorar e complementar uma educação primária que já é referência na região, devido ao compromisso sério firmado pela gestão do prefeito Luciano Barbosa em priorizar o setor. A alfabetização é o alicerce para a educação construtiva das crianças arapiraquenses, porque promovem o desenvolvimento inicial de habilidades fundamentais, como leitura, escrita e comunicação.
Dentre os serviços oferecidos pelo LABAL, estão o monitoramento da formação continuada, o desenvolvimento de oficinas de alfabetização, a criação de material didático, como jogos educativos, e outros. Nesta semana, o projeto foi lançado para os técnicos da Secretaria de Educação, mas na próxima segunda-feira (25), será apresentado as professores dos anos iniciais de toda a rede de ensino.
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
Mulher em surto psicótico é retirada de motel após danificar o quarto e se ferir em Ara...
Homem é preso em Arapiraca por descumprir medida protetiva contra ex-companheira.
Confusão entre mulheres termina em agressão no bairro Manoel Teles, em Arapiraca.
Morre Laerte Firmino, professor de Arapiraca que lutava contra câncer.
Bastidores Políticos - AMOBB celebra parceria com a Escola Municipal Jayme de Altavilla