Esporte de Arapiraca é destaque no 5º encontro de atividade física, esporte e saúde da UFAL.

O evento teve início na manhã desta quinta-feira (27) e terminará no sábado (29), no Planetário Municipal e Casa da Ciência, no Lago da Perucaba

Por Ranjelio 27/06/2024 - 08:22 hs
Foto: Assessoria

O 5ª Encontro Arapiraquense sobre Atividade Física, Esporte e Saúde (Encaafes) destacou a existência da Secretaria Municipal de Esporte de Arapiraca, criada pelo prefeito Luciano Barbosa, no segundo semestre de 2023.

O encontro acontece de 27 a 29 deste mês, no auditório do Planetário Municipal e Casa da Ciência de Arapiraca, no Lago da Perucaba, em Arapiraca.

Na abertura do evento, na manhã desta quinta-feira (27), o secretário de Esporte, Josenildo Souza, destacou a criação da pasta para o desenvolvimento do trabalho focado no setor esportivo e a importância do debate científico pelos professores e profissionais da Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca.

“É fundamental que a atividade física, o esporte e a saúde estejam em debate no contexto científico para que possamos ter embasamentos específicos às práticas esportivas com a finalidade de atribuir conhecimentos e subsídios a estas atividades”, declarou Josenildo Souza.

A solenidade contou com a presença do diretor-geral da Ufal, Campus Arapiraca, professor doutor Arnaldo Tenório da Cunha Júnior, como também dos professores Gilvanderson Bruno Barros Souza, coordenador do Centro de Formação Continuada dos Professores da Rede Municipal de Ensino de Arapiraca, e de Educação Física, da Secretaria de Esporte, Luís Carlos Barbosa Silva; entre outros professores e autoridades acadêmicas.

Veja, abaixo, a programação completa do 5º Encaafes:

27 de junho – Quinta-feira:

9h às 10h45 – Mesa de Abertura: Atividade Física em sala de aula – desafios e possibilidades. Prof. Dr. Danilo Rodrigues (UFS)

11h às 12h30 – Mesa Redonda: Letramento Corporal. Prof. Dr. Rafael dos Santos (UFPE) e Prof. Dr. Bruno Giudicelli (UFAL)

13h30 às 15h30 – Apresentação de Pôster e Comunicação Oral

18h às 19h – Palestra Online (via YouTube): Physical literacy in Australia, definition, framework and measurement. Profa. Dra. Lisa Barnett (Universidade de Deakin, Austrália).

28 de junho – Sexta-feira:

9h às 10h45 – Palestra: Análise de desempenho das atletas Trans: Preconceito ou evidências. Prof. Dr. Marcos Bezerra (UFS)

11h às 12h30 – Mesa Redonda: Report Card Brasil e sua contribuição para a Educação Física. Prof. Dr. Roberto Jerônimo (UFS) e Prof. Dr. Luiz Rodrigo Augustemak (UFAL)

13h30 às 15h30 – Apresentação Pôster e Comunicação Oral

16h às 17h30 – Mesa Redonda: A importância das características individuais e ecológicas para o desempenho esportivo e a saúde. Prof. Dr. Marcos Reis (UFAL) e Prof. Dr. Rudy Nodari (Salus Tecnologia – Polo Inovale/CBF Academy)

18h às 19h – Palestra: Ecossistema de Inovação na Educação Física. Prof. Dr. Rafael Henrique (UFPE).

29 de junho – Sábado:

13h30 às 14h – Apoio da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde. Profa. Dra. Christianne C. Ravagnani (Presidente da SBAFS)

14h às 15h30 – Mesa Redonda: O professor de Educação Física no Sistema Único de Saúde. Prof. Dr. Paulo Henrique Guerra (UNESP) e Prof. Dr. Fábio Carvalho (INCA)

16h às 17h30 – Temas atuais da atividade física da criança e do adolescente. Profa. Dra. Clarice Martins (UFPB) e Prof. Dr. Rafael Tassitano (Univ. Illinois – EUA)

18h às 19h – Encerramento: Programa Saúde na Escola em Alagoas. Prof. Eloy Yanes (Coord. Programa Saúde na Escola – PSE).