Com direito a muita alegria, arraiás comunitários homenageiam centenário de Arapiraca.

Após breve pausa, festejos retornam às comunidades nos dias 3, 4 e 5 de julho.

Por Ranjelio 26/06/2024 - 20:34 hs
Foto: Ranjelio / Portal Arapiraca

O sorriso estampado nos rostos e o brilho nos olhos não negou a alegria de cada morador do Canaã, nesta noite de segunda-feira (27), quando o bairro retomou a realização dos festejos juninos após 16 anos.

No Arraiá Canaluar, todo mundo deu um verdadeiro show, desde as crianças, com vestidos coloridos e até sanfonas de papel, até os jovens da quadrilha Canaluar, que demonstraram toda emoção de poder se apresentar após todos estes anos em uma festa verdadeiramente deslumbrante.

O prefeito Luciano Barbosa marcou presença nos festejos e destacou a importância de resgatar esta tradição nordestina em todas as regiões do município, seja na zona urbana ou rural. “Eu fico muito feliz em poder ver que Arapiraca, nos quatro cantos da cidade,

respira o nosso verdadeiro São João: o São João da sanfona, do pé de serra, do milho verde, da canjica, da pipoca, da pamonha e de uma dança maravilhosa que é a quadrilha junina, que vem se mantendo através dessa juventude”, afirmou.

O sexto dia de festejos comunitários também foi marcado pela beleza do Arraiá Gonzagão, uma quadrilha tradicional que acontece há mais de 10 anos no bairro Baixão e sempre figura entre os arraiás mais conhecidos e elogiados da cidade. No palhoção, um show de luzes brilhantes, roupas extravagantes, passos sincronizados e muito forró.

O organizador do arraiá, Netinho Cavalcante, não escondeu a satisfação e a sensação de gratidão por todo o apoio recebido por todos os moradores do bairro e também pelo prefeito Luciano, que não mede esforços para ajudar iniciativas que valorizam a cultura nordestina e ajudam a manter viva a tradição nordestina.

O Arraiá Arrocha Arapiraca, no bairro Bom Sucesso, fechou a noite com chave de ouro em uma festa que esbanjou energia, alegria e muita tradição de quadrilha matuta. Desta vez, até o prefeito e toda a equipe da Secretaria de Cultura, Lazer e Juventude entraram na brincadeira e curtiram o forró pé de serra junto com a comunidade.

A secretária Gleicy Kelly, que esteve presente em todas as festividades, demonstrou satisfação em fazer parte da comissão fiscalizadora dos arraiás e aproveitou para deixar um recado importante.

“Para mim está sendo uma honra acompanhar de perto todos esses arraiás comunitários que são uma verdadeira celebração da cultura nordestina. Nesta terça, a festa é lá na Perucaba com várias atrações de peso, nacionais e locais, mas os festejos nas comunidades ainda não terminaram e retornam nos dias 3, 4 e 5 de julho”, finalizou.

Veja todas as fotos nos links abaixo:

Arraiá Canaluar - Canaã

Arraiá do Gonzagão - Baixão

Arraiá Arrocha Arapiraca - Bom Sucesso