Novas tecnologias auxiliam visitadores do Cadúnico em Arapiraca.

Por Ranjelio 27/02/2024 - 08:04 hs
Foto: Assessoria

O trabalho dos visitadores domiciliares do Cadastro Único (CadÚnico) ganhou uma importante ferramenta digital em Arapiraca.

Nesta segunda-feira (26),  o prefeito Luciano Barboa e a secretária de Desenvolvimento Social, Fabrícia Galindo, realizaram a entrega de 11 tablets para agilizar ainda mais o atendimento ao cidadão e para a cidadã arapiraquense.

Atualmente, 28 mil famílias estão cadastradas no Programa Bolsa Família e cerca de 112 mil pessoas estão inscritas em programas sociais no município.

O sistema conta com nove Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e uma moderna sede do CadÚnico.

“O gestor público deve ter um olhar especial para as pessoas, principalmente para aquelas que mais precisam de uma rede de proteção social cada vez mais fortalecida”, afirmou o prefeito Luciano Barbosa.

Aplicativos

Por meio dos aplicativos V7 e Sibec, o cadastramento ou a atualização das informações nos domicílios é também um modo de fazer os programas sociais chegarem a quem mais precisa, localizando e identificando quem pode ter direito aos benefícios.
A busca ativa para o Cadastro Único é uma estratégia que tem como objetivo localizar e incluir no Cadastro Único todas as famílias de baixa renda, prioritariamente as mais pobres, e atualizar os dados das famílias já cadastradas, sempre identificando corretamente as famílias.
Além disso, outro objetivo da atualização cadastral em domicílio é a necessidade de se checar as informações prestadas pelas famílias no Cadastro Único.