Governo lança Programa Escola do Turismo para capacitação profissional em Alagoas nesta quarta-feira (17)

Além do programa, a cerimônia, que acontece às 10h no Palácio República dos Palmares, contará com assinatura de termos de fomento para turismo na Caatinga e no Agreste

Por Chrislayne 16/05/2023 - 16:00 hs
Foto: Ascom Setur
Governo lança Programa Escola do Turismo para capacitação profissional em Alagoas nesta quarta-feira (17)
Governo investe na qualificação dos profissionais como recurso para o desenvolvimento do turismo em

Mão de obra qualificada é um recurso fundamental para o desenvolvimento do turismo. Com isso em mente, o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), lança, nesta quarta-feira (17), o Programa Escola do Turismo. A cerimônia, que será realizada às 10h, no salão Aqualtune, no Palácio República dos Palmares, será marcada também pela assinatura dos termos de fomento ao turismo com as instâncias de governança das regiões Caatinga e Agreste.

Para a secretária de Estado do Turismo, Bárbara Braga, o lançamento do programa Escola do Turismo marca o início de mais uma ação inédita para o desenvolvimento do setor. “Mão de obra qualificada é um dos maiores gargalos para o desenvolvimento do turismo do estado, e é nisto que estamos investindo. A pedido do governador Paulo Dantas vamos disponibilizar 11 mil vagas por todo o estado, qualificando com cursos gratuitos milhares de pessoas que buscam a certificação para uma primeira oportunidade de emprego ou para quem já trabalha e busca uma nova posição no mercado. Dessa forma iremos fomentar a geração de emprego e renda por meio do turismo do Litoral ao Sertão”, pontua.

Com aulas presenciais ministradas pelo Senac e o Sindicato de Empresarial de Hospedagem e Alimentação de Alagoas, o programa Escola do Turismo busca qualificar a mão de obra do setor, com cursos gratuitos nas áreas de hotelaria, restaurantes, atendimento ao público, empreendedorismo, apoio à complementares, gestão de negócios, políticas públicas, entre outras.

Ao todo, 28 municípios serão cidades polo do programa: Arapiraca, Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema, Barra de Santo Antônio, Maragogi, Japaratinga, São Miguel dos Milagres, Porto de Pedras, Passo de Camaragibe, Porto Calvo, Maceió, Marechal Deodoro, Roteiro, União dos Palmares, São José da Laje, Murici, Penedo, Piranhas, Delmiro Gouveia, Olho D’Água do Casado, Pão de Açúcar, Coruripe, Viçosa, Paripueira, Barra de São Miguel, Coqueiro Seco, Piaçabuçu e Barra de São Miguel.

Todas as sete regiões turísticas do estado integrantes do Mapa do Turismo de Alagoas serão contempladas: Grande Maceió, Caminho das Águas, que compreende todo o litoral Sul; Costa dos Corais, na região Norte; Caminhos do São Francisco, no médio e alto Sertão; Quilombos, Agreste e Caatinga. O projeto de lei do programa Escola do Turismo foi aprovado em dezembro do ano passado pela Assembleia Legislativa do Estado (ALE).

Termos de fomento

Buscando ainda fortalecer o turismo nas diversas regiões do Estado, estimulando a interiorização da atividade, o Governo de Alagoas também assina os Termos de Fomento para as Instâncias de Governança das regiões Caatinga e Agreste. Com participação do poder público, sociedade civil e o trade turístico de cada região, essas instituições, sem fins lucrativos, têm como finalidade desenvolver ações em parceria com os poderes executivos estadual, municipais e o trade turístico, visando a consolidação da atividades turísticas em todas as cidades turísticas de Alagoas. Essa medida acontece em consonância com o Programa de Regionalização do Turismo - Roteiros do Brasil, do Ministério do Turismo (Mtur).

Com o termo de fomento, as instâncias de governo terão maior autonomia e podem criar estratégias para a promoção dos destinos turísticos de cada região, desenvolvidas pelos próprios integrantes, incluindo a participação em feiras do segmento, promoção de roadshows, workshops, famtours, press trips, entre outras ações.

Por Agência Alagoas / Ascom Setur