Com apoio da MVV, Defesa Civil realiza 2º Simulado da Barragem Serrote em março.

A Mina Serrote beneficia concentrado de cobre no Agreste alagoano e tem a Segurança como principal valor.

Por Ranjelio 17/03/2023 - 16:37 hs
Foto: Assessoria

A cidade de Craíbas irá mais uma vez receber uma simulação envolvendo as partes interessadas — tanto moradores, como autoridades locais, a Mineração Vale Verde (MVV) e a Defesa Civil, esta última a responsável pela realização do 2º Simulado de Emergência da Barragem Serrote, que ocorrerá no próximo dia 25 de março.

No intuito de que todos estejam devidamente alinhados, haverá o tabletop — exercício de fluxos de notificação — no dia 20/03, e o Seminário Orientativo do Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) — apresentação do passo a passo do simulado à população — no dia 22/03. Ambas as atividades serão realizadas com autoridades das instituições de segurança, junto à MVV.

“A barragem da Mina Serrote é segura e estável. Foi feita com métodos construtivos robustos, comprovadamente eficientes e com monitoramento 24h/dia, incluindo finais de semana e feriados, além de contar com instrumentação de ponta e inspeções in loco por profissionais habilitados da nossa empresa. É importante ficarmos todos nós, empregados e moradores da ZAS, sempre preparados para um eventual incidente, ainda que ele não ocorra. Como é o caso, por exemplo, daquele aviso inicial que o piloto sempre dá quando entramos em um avião, prestes a iniciar um voo. É preciso que todos saibam os procedimentos corretos para o caso de algo acontecer, mesmo que isso seja hipotético”, diz o gerente geral de Operação da Mina Serrote, Tony Lima.

A barragem da Mina Serrote é segura e estável. Foi feita com métodos construtivos robustos, comprovadamente eficientes e com monitoramento 24h/dia, incluindo finais de semana e feriados.

O 2º Simulado de Emergência da Barragem Serrote acontecerá no dia 25/03, a partir das 14h, com o acionamento de 10 sirenes que ficam no perímetro da chamada Zona de Autossalvamento (ZAS) da Mina Serrote, envolvendo essencialmente apenas as famílias cadastradas e convidadas das comunidades Salgado, Volta, Assentamento Cachoeira, Poço das Pedras e Abóboras, todas elas na zona rural de Craíbas.

Nesta perspectiva, as pessoas que não foram convidadas pela MVV não devem participar desta atividade que tem caráter plenamente preventivo e pedagógico especificamente para a ZAS.

Para esta nova edição do Simulado, organizado pelas Defesas Civis de Craíbas, Arapiraca e Estadual, em parceria com a Mineração Vale Verde são convidados a Agência Nacional de Mineração (ANM); Prefeitura de Craíbas; Guarda Municipal de Craíbas; Exército Brasileiro - Tiro de Guerra (07-015); 7º Grupamento de Bombeiro Militar; 3º Batalhão de Polícia Militar; Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT); Secretarias Municipais de Meio Ambiente de Arapiraca e Craíbas; Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU); Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH); e Instituto de Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL).

SOBRE A APPIAN CAPITAL BRAZIL

O Grupo Appian Capital Brazil é a plataforma no país da Appian Capital Advisory, com atuação exclusiva nos setores de mineração e metalurgia. 

No Brasil, a Appian se estabeleceu em 2018 com a aquisição de dois ativos, a Atlantic Nickel – operação de níquel sulfetado na Bahia – e a MVV – empreendimento de cobre com operação entre Craíbas e Arapiraca.