Parceria entre MVV, FIEA e Prefeitura, obra do SESI Tec avança em Craíbas.

Terceira iniciativa deste tipo em Alagoas, local contará com ambiente inovador de criação, com Espaço Maker.

Por Ranjelio 05/02/2023 - 22:55 hs
Foto: Assessoria

Mais inovação chegando na região. Em 2022, foram iniciadas as obras do SESI Tec, em terreno cedido pela Prefeitura de Craíbas, por meio da Secretaria Municipal de Educação. As obras já estão em fase final e o local será entregue ainda no início deste ano.

A estrutura fica ao lado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de Craíbas, na Rua Santo Antônio, no Centro da cidade.

A consolidação do SESI Tec está ocorrendo devido à parceria entre a Mineração Vale Verde (MVV), a Prefeitura de Craíbas e a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA) — por meio do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) —, trazendo para a região mais um espaço de aprendizado e fomento socioeconômico.

Dentro desta parceria firmada, haverá consultoria para a qualificação dos profissionais da Educação de Craíbas e oferta de cursos de capacitação profissional voltados para o empreendedorismo da população local.

Além do terreno — este fornecido pela Prefeitura de Craíbas —, a construção e os equipamentos estão sendo cedidos pelo SESI e a MVV, financiando a consultoria.

“Anteriormente, a iniciativa era chamada pelo departamento nacional de ‘Indústria do Conhecimento’. Agora chama-se ‘SESI Tec’, contando com um ambiente inovador de criação, com Espaço Maker, uma espécie de laboratório de fabricação digital para práticas pedagógicas com foco na cultura maker e em metodologias ativas. Haverá capacidade para 50 pessoas operando simultaneamente, tendo energia renovável e modelo de construção inteligente. Hoje, a metodologia Maker está presente nas Escolas SESI situadas em Maceió, nos bairros da Cambona e do Benedito Bentes. Craíbas será o terceiro local construído a partir desta iniciativa”, celebra Carlos Alberto Paes, que é superintendente do SESI/AL.

Segundo ele, esse novo local propiciará para que os estudantes materializem suas ideias e desenvolvam a criatividade e o espírito colaborativo. Atualmente o município conta com uma consultoria em três eixos: Gestão Administrativa; Reconhecimento de Saberes (Educação de Jovens e Adultos - EJA); e Metodologia Maker. Com a entrega desse espaço, haverá uma série de possibilidades de formação.

Dispondo de máquinas, equipamentos e recursos do mais alto nível para desenvolvimento e prototipação de projetos, o SESI Tec visa ampliar as experiências de aprendizagem multidisciplinares e interdisciplinares.

“Esses ambientes de criação e maker integrados visam despertar o potencial criativo e empreendedor dos participantes, oferecendo condições e estimulando a solução de problemas, na forma de projetos geradores de impacto para a comunidade local. Estamos muito felizes com esta parceria com a Prefeitura de Craíbas e a MVV”, diz Carlos Alberto Paes.

Em 2021, houve a assinatura do termo de intenções entre as partes interessadas para a construção do local, em evento nas instalações da Mina Serrote, em Craíbas.

Com a instalação do SESI Tec, a MVV segue fomentando para que mais e mais jovens da região possam ter a oportunidade de se profissionalizar e se preparar melhor para o mercado de trabalho como um todo.

SOBRE A APPIAN BRAZIL

O Grupo Appian Capital Brazil é a plataforma no país da Appian Capital Advisory, com atuação exclusiva nos setores de mineração e metalurgia. 

No Brasil, a Appian se estabeleceu em 2018 com a aquisição de dois ativos, a Atlantic Nickel – operação de níquel sulfetado na Bahia – e a MVV – empreendimento de cobre com operação entre Craíbas e Arapiraca.