Prefeitura participa de debate sobre segurança na região onde o abrigo noturno está instalado.

O equipamento público, assim como o Centro POP, é destinado para a população em situação de rua.

Por Ranjelio 26/01/2023 - 17:33 hs
Foto: Assessoria

Arapiraca é referência na prestação de assistência social à população em situação de rua, graças ao trabalho dedicado dos profissionais que atuam no Centro POP e Abrigo Noturno.

Com o objetivo de debater melhorias na segurança pública na região onde estes equipamentos públicos estão instalados, no bairro Ouro Preto, a Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, participou, nesta quarta-feira (25), de uma reunião com o promotor Rogério Paranhos e com a vereadora Fany Peixoto, que representou os moradores do bairro.

De acordo com a secretária Fabrícia Galindo, o abrigo noturno, que funciona todos os dias, das 16h às 7h, acolhendo a população em situação de rua, foi implantado graças a uma parceria entre município, Ministério Público Estadual (MPE) e Defensoria Pública da União (DPU).

“A partir do momento em que os usuários adentram no espaço, eles só podem deixar o local na manhã seguinte. Entretanto, temos acolhido muitas solicitações de moradores apontando o aumento nos casos de furtos, roubos e tráfico de drogas na região, após a instalação do abrigo”, disse a secretária.

Ainda segundo a gestora, o MPE, através do promotor Rogério Paranhos e a DPU, através do dr. Diego Bruno Martins Alves, têm acompanhado de perto nosso trabalho na garantia do acesso da população de rua, não só ao abrigo noturno, mas também aos demais serviços socioassistenciais do município.

“O trabalho em conjunto é muito importante para nos ajudar no processo de assistência a essa parcela da população que, infelizmente, é tão marginalizada”, continuou Fabrícia.

Diante da preocupação dos moradores com a criminalidade, a Secretaria de Desenvolvimento Social, com o apoio da Secretaria da Ordem Pública, ratificou, através de ofício encaminhado ao 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM), a solicitação de reforço no patrulhamento da região.

Sobre o trabalho

A assistência à população em situação de rua é feita através de uma equipe multiprofissional, que atua na abordagem especializada em espaços públicos, ruas, mercados, praças e demais locais de circulação da população, visualizando e realizando busca-ativa de pessoas em situação de rua.

“Nosso objetivo é realizar orientações e encaminhamentos, tanto para o alojamento provisório quanto para o atendimento técnico dos profissionais do Centro POP”, explicou a secretária Fabrícia Galindo.