Brasil é eliminado da Copa do Mundo, após perder para Croácia nos pênaltis

Por Chrislayne 09/12/2022 - 17:57 hs
Foto: DiaEsportivo/Folhapress

A Croácia está novamente na semifinal da Copa do Mundo. Nos pênaltis, os croatas derrotaram o Brasil nas quartas de final. Neymar e Petkovic, durante a prorrogação, fizeram os gols do jogo. Na disputa por pênaltis, Rodrygo e Marquinhos desperdiçaram as cobranças para o Brasil.

A Croácia começou a partida disposta a disputar a posse de bola com o Brasil, criando dificuldades para o jogo da Seleção. Comandados pela boa atuação de Luka Modric, os croatas circularam a bola em seu meio e incomodou a criação brasileira. Em um primeiro tempo de poucas oportunidades, os times saíram para o intervalo sem abrir o placar.

As maiores chances brasileiras vinham dos pés de Vinicius Jr. e Neymar, enquanto a Croácia respondia com as boas subidas do lateral Mario Pasalic. 

O Brasil voltou bem melhor do para o segundo tempo. Aproveitando as movimentações de seus homens de frente, a equipe de Tie começou a encontrar os espaços que tanto procurava na defesa da Croácia. Neymar, duas vezes, teve boas oportunidades de finalizar, mas parou na defesa e no goleiro Dominik Livakovic.

Com o empate por 0 a 0 no tempo regulamentar, a partida foi para a prorrogação. Seguindo a tônica do segundo tempo, o Brasil começou o tempo extra ditando o ritmo do jogo, mas sem conseguir transformar seu domínio em gol.

O momento do desafogo veio nos instantes finais do primeiro tempo. Neymar e Lucas Paquetá tabelaram na entrada da área, o camisa 10 entrou sozinho com o goleiro e o driblou antes de estufar a rede.

O Brasil parecia ter a situação do jogo, mas a Croácia achou o gol que faltava em uma jogada de contra-ataque. Após cruzamento da esquerda, Bruno Petkovic finalizou com firmeza, a bola desviou em Marquinhos e matou o goleiro Alisson.

Nos pênaltis, o goleiro Livakovic defendeu a cobrança de Rodrygo e viu a de Marquinhos bater na trave, garantindo a classificação da Croácia. Na semifinal, os croatas enfrentarão os vencedores do duelo entre Holanda e Argentina.

Momento-chave -

O Brasil estava muito próximo da classificação, mas a Croácia é um time acostumado a acreditar em cada jogo até o minuto final. Aos 12 do segundo tempo da prorrogação, a Seleção sofreu um contra-ataque e Bruno Petkovic bateu para empatar o jogo. A bola ainda desviou em Marquinhos antes de superar o goleiro Alisson.

Número - Esta foi a quinta vez nos últimos seis confrontos eliminatórios da Croácia que ela precisou da disputa da prorrogação para decidir a vaga. Contra Rússia e Dinamarca, em 2018, e contra o Japão, em 2022, os croatas conseguiram se classificar nos pênaltis. Diante da Inglaterra, na semifinal da Copa da Rússia, a vaga veio no tempo extra. Na marca da cal, a Croácia tem quatro classificações em quatro disputas na história da Copa do Mundo.

Por: TNH1