Projeto de inovação de Arapiraca é selecionado para premiação nacional

Game “As aventuras de Manoelzinho” foi idealizado por estudantes da Escola Municipal Fernando Collor, no Povoado Canaã

Por Chrislayne 06/12/2022 - 17:00 hs
Foto: Assessoria

O município de Arapiraca é mais uma vez destaque em nível nacional, com projetos de inovação digital na área da educação pública.

O game “As aventuras de Manoelzinho”, desenvolvido por alunos e alunas da Escola Municipal Fernando Collor, no Povoado Canaã, foi selecionado para concorrer ao Prêmio do Movimento LED – Luz na Educação, que tem a parceria da Rede Globo e Fundação Roberto Marinho.

O prêmio tem o intuito de reconhecer e iluminar práticas inovadoras na educação brasileira, com o propósito de mapear, reconhecer, amplificar, disseminar e iluminar as práticas inovadoras que estão potencializando o futuro da educação no Brasil.

“As aventuras de Manoelzinho, desenvolvido pelo professor de matemática e programação digital Daniel Ferreira, em parceria com os estudantes da escola pública Fernando Collor, está inserido na categoria: Estudantes, Educadores e Empreendedores, Criadores e Organizações Inovadoras.

O projeto de Arapiraca já passou da primeira etapa e está aguardando aprovação para as próximas fases do prêmio.

De acordo com o regulamento, os seis melhores projetos irão receber premiação como forma de incentivo para o professor inovador.

“Para mim, foi uma alegria imensa ter recebido o e-mail anunciando que o game do Manoelzinho passou na primeira fase dentre mais de 100 mil projetos por todo o Brasil. Perceber que nosso projeto vem sendo notado e analisado, ganhando reconhecimento nacional, por propagar nossa história e pontos turísticos de uma forma inovadora, através da tecnologia, é a prova de que nossos alunos da zona rural de escola pública têm potencial de concorrer com outras instituições privadas”,destaca o professor Daniel Ferreira.

“Arapiraca tem muitos talentos, principalmente nas escolas da zona rural, de onde surgiu esse projeto. Apenas com um computador e um celular conseguimos criar um gamer inédito. Isso é de se orgulhar muito”, acrescenta o educador.

História e diversão

O game conta com um Instagram exclusivo: @aventurasdemanoelzinho para que todas as pessoas interessadas possam conhecer de perto e acompanhar o projeto digital, que tem o apoio da gestão do prefeito Luciano Barbosa, por meio da Secretaria Municipal de Educação e da equipe diretiva da Escola Municipal Fernando Collor.

O jogo “Manoelzinho e a escola inteligente” foi desenvolvido durante três meses de atividades em sala de aula, pelos estudantes Lucas Emanoel Gomes, de 14 anos, Kleyton Rosa dos Santos, de 16 anos, Maxuel da Silva Félix, de 16 anos, Everton Bezerra da Silva, de 15 anos, e Maria Vitória de Lima, de 16 anos, todos sob a coordenação do professor de Matemática Daniel Ferreira.

O game de aventuras é similar ao Super Mário. Manoelzinho busca os livros sagrados, que estão nos principais pontos turísticos da cidade.

A cada fase, o nível de dificuldades do jogo se eleva e, conforme cada jogador encontra um livro sagrado, com as disciplinas que estudam na escola, a pontuação vai aumentando.

Por:  Assessoria