Em Arapiraca, 1ª mostra de xaxado de alagoas encanta público e mantém tradição do cangaço

Grupos de dança de Alagoas e Sergipe participaram do evento e mostraram a pluralidade da dança nordestina

Por Chrislayne 08/11/2022 - 11:23 hs
Foto: Assessoria

As pisadas fortes, o ritmo agitado e a dança com as armas e peixeiras invadiram o Ginásio do Sesc Arapiraca neste domingo (06), durante a 1ª Mostra de Xaxado de Alagoas. O evento teve a participação de grupos de Alagoas, Pernambuco e Sergipe e reuniu dezenas de espectadores que se encantaram com as apresentações.

Os grupos vieram das cidades de Carneiros (AL), Viçosa (AL), Piranhas (AL), Arapiraca (AL) e Poço Redondo (SE), cada um com suas características de dança, vestimenta e coreografia próprias. As cores e apetrechos podiam mudar, mas o amor pela dança e a tradição nordestina que teve sua origem no cangaço de Lampião e Maria Bonito se repetiam.

Uma das que se encantou com as apresentações foi a arquiteta Kátia Barros. Para ela, a Mostra promovida pelo grupo arapiraquense Nação Cangaço e que teve o apoio da Prefeitura de Arapiraca foi uma oportunidade de contemplar a diversidade regional. “Durante as apresentações me emocionei em poder relembrar, através das danças e músicas, uma história tão bonita que é nossa. Sou uma amante da cultura nordestina. Tudo nela me encanta. Quando soube desse evento logo me interessei em assistir e prestigiar esses grupos belíssimos que ajudam a perpetuar nossa cultura”, disse.

Kátia parabenizou o evento e ressaltou a importância da movimentação cultural no município. “Arapiraca precisa de mais eventos como esses, as pessoas daqui são carentes nesse sentido. Espero que além desse, venham outros projetos de fomento à nossa cultura. Será muito bem recebido”, afirmou a arquiteta.

O coordenador do grupo Nação Cangaço e organizador do evento, Eduardo Kellvy, destacou a diversidade de grupos e repertórios no fazer do xaxado e falou sobre a importância do evento. “Fico muito satisfeito com o público, porque quem vem pra cá é quem gosta de cultura. Isso não é uma competição, é um fortalecimento da nossa cultura nordestina. O povo do nordeste tem força. O povo do nordeste tem talento”, destacou.

Ao final da Mostra pioneira no estado, os grupos receberam um prêmio simbólico pela participação.

Por:  Assessoria