Exposição na casa da cultura resgata história dos 98 anos de Arapiraca

"Arapiraca em Memórias" traz fotografias antigas e obras de arte que contam a história da capital do agreste

Por Chrislayne 25/10/2022 - 10:13 hs
Foto: Ascom Arapiraca

Arapiraca comemora seus 98 anos de Emancipação Política no dia 30 de outubro. Para fazer o resgate histórico do quase centenário da cidade, a Casa da Cultura realiza até o dia 15 de novembro a exposição “Arapiraca em Memórias”.

Com obras de arte de artistas locais, fotografias antigas e recortes de livros e jornais, o espaço cultural traz um passeio por símbolos, personalidades e destaques da história da capital do agreste.

“A história de Arapiraca, seu povo, suas manifestações culturais e sua identidade são patrimônios que devem ser preservados para a garantia de que as futuras gerações terão acesso ao conhecimento da realidade agrestina, promovendo o sentimento de pertencimento em todos”, disse o diretor da Casa da Cultura, John Elvis.

Uma das obras em exposição é a “Concatedral”, do artista Cícero Dário Vieira. O quadro 3D retrata a Concatedral de Nossa Senhora do Bom Conselho, localizado no Largo Dom Fernando Gomes. Segundo Cícero, a obra foi idealizada para uma exposição coletiva chamada patrimônios de Arapiraca, e ele e outras artistas já estão animados para comemorações futuras da cidade. “Esperamos no aniversário de 100 anos poder organizar algo grandioso”, diz ele.

Acervo histórico

A Biblioteca Pública Municipal Professor Pedro de França Reis disponibiliza diversos livros, catálogos, recortes de jornais e materiais bibliográficos, entre eles os livros “Arapiraca através do tempo” e “As cantigas das destaladeiras de fumo”, do historiador e folclorista Zezito Guedes, que resgatam a história de Arapiraca e suas tradições.

Para ter acesso aos materiais, basta efetuar um cadastro na biblioteca.

Por:  Assessoria