Arapiraca inicia festividades dos 98 anos com o retorno do desfile da emancipação

Por Chrislayne 24/10/2022 - 11:54 hs
Foto: Ascom Arapiraca

O som dos bumbos, metais e taróis anunciavam a chegada das festividades alusivas aos 98 anos de Emancipação Política de Arapiraca.

Emoção, alegria, lágrimas e sorrisos… Todos esses sentimentos eram vistos nos rostos de homens, mulheres, meninos e meninas, que acompanharam de perto, após longos dois anos de pandemia, o desfile cívico-militar, que tomou o Centro de Arapiraca com muita pompa e irreverência.

Para dar início às festividades, o prefeito Luciano Barbosa realizou, acompanhado do chefe de instrução do Tiro de Guerra 07/015, a revista das tropas para o prosseguimento das atividades.

Devido ao segundo turno das eleições 2022, o tradicional desfile, que acontece anualmente no dia 30 de outubro, teve de ser antecipado para este domingo (23), porém, nada que atrapalhasse ou apagasse o brilho do aniversário da segunda maior cidade do Estado de Alagoas.

“A ideia foi a de comemorar a semana do 30 de outubro. Entramos com o pé-direito e no sentido de mostrar a cara de Arapiraca. Estamos passando por uma semana de comemorações, onde iremos brindar a esses 98 anos de uma cidade que tem orgulhado o povo alagoano, que é feita de homens e mulheres de bem, trabalhadores, que com o suor do seu rosto construíram essa cidade. Então, é uma cidade onde se tem muita gente empreendedora, e é a isso que comemoramos”, indicou o gestor arapiraquense.

Ele destacou ainda o retorno do desfile cívico após dois anos de pandemia ocasionada pela Covid-19.

“Comemoramos em um momento pós-pandemia. Um momento em que conseguimos sair desse sufoco, uma página triste na vida da humanidade. Hoje, estamos respirando um novo ar, um novo clima, essa convivência, essa confraternização, a partir desse aniversário que nos dá mais energia para trabalhar”, pontuou o prefeito Luciano Barbosa.

Com a temática “A cidade que eu quero: identidade, memória e sustentabilidade”, 11 escolas das redes Pública e Privada de Arapiraca, além da Banda e Fanfarra Santa Cruz, da cidade de Taquarana, encantaram o público presente com suas balizas, carros alegóricos e pelotões que homenagearam todas as fases vividas pelo município arapiraquense nesses 98 anos de emancipação.

O desfile contou, ainda, com homenagens aos célebres munícipes, a exemplo da professora Quitéria, que há mais de 30 anos incentiva os alunos e alunas que compõem a banda da Escola Djalma Matheus Santana, aos desportistas arapiraquenses, como a maratonista Carminha, que iniciou o seu ciclo esportivo aos 60 anos, ao senhor Pedro Cavalcante, do cartório, ao mestre Nelson Rosa, e tantos outros mais.

Ao fim, o prefeito Luciano Barbosa juntou-se aos profissionais da Educação e corpo técnico organizador do desfile para saudar as centenas de pessoas que saíram de suas casas para prestigiar esse ato cívico alusivo ao aniversário de Arapiraca.

“Rumo ao centenário”, finalizou Barbosa.

Por:  Assessoria