Novas árvores plantadas na Área Verde vão garantir melhores condições climáticas no espaço de lazer e convívio social

Revitalização contou com plantio de mais de 300 mudas de diversas espécies, como ipês e craibeiras

Por Chrislayne 30/09/2022 - 20:00 hs
Foto: Pablício Vieira – Ascom Arapiraca

Entregue nesta quinta-feira (29), a revitalização da Área Verde Dom Constantino Lüers, no bairro Novo Horizonte, contou com um trabalho intenso da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Seduma).

Ao todo, foram 308 mudas plantadas no ambiente de lazer e convívio social, entre elas espécies de ipês e craibeiras. Além do embelezamento da cidade e do espaço revitalizado em mais de 600 metros distribuídos em nove quadras, a arborização vai garantir uma redução na temperatura de até 3°C, maior absorção de gás carbônico e um ar puro e limpo para os arapiraquenses.

“O plantio dessas mudas visa incrementar as condições ecológicas e paisagísticas urbanas e melhorar condições de circulação de pedestres e ciclistas. Quanto mais árvores uma cidade tiver, mais confortável ela será”, explica a superintendente de Meio Ambiente, Juliana Samilla.

Além disso, a superintendente também ressalta que o espaço verde proporciona um aumento de precipitação, o que trará maior umidade e conforto à população. A área revitalizada oferece ainda diversos equipamentos de ginástica, área de lazer infantil, pistas para caminhadas e ciclismo, iluminação em LED e muito mais.

O arquiteto Diogo Albuquerque, autor do projeto em parceria com o também arquiteto Josival Corrêa, explicou que a nova etapa da área verde soma 590 metros à área existente, conectando-se à AL-220. “São mais 9 quadras e a praça inicial. A principal função desta área é conectar a cidade estimulando o uso de transporte ativo com ciclovias que tendem a se unir em toda cidade e a valorização da arborização urbana, criando microclimas com redução de temperatura local. O projeto foi pensado para permitir a diversidade dos usos, sendo um equipamento atrativo para todas as idades contando com playgrounds separados por idade, área esportiva e espaço para idosos”, disse ele.

A secretária de desenvolvimento urbano e meio ambiente, Maria Caroline, afirma que a pasta trabalhou para oferecer uma cidade viva, segura, sustentável e pensada para a população. “Nossa proposta é que aqui seja um local de encontros, de lazer e que vocês possam viver esse espaço como uma extensão da casa de cada um de vocês, que no final da tarde as pessoas possam simplesmente vir aqui e caminhar e ao caminhar, vocês possam ver e viver a cidade que a gente sonha e trabalha para construir e torná-la possível para todo arapiraquense em todo canto de Arapiraca”, declarou.

Por:  Assessoria