Coco de Roda encanta arapiraquenses no São João comunitário.

Folguedo tipicamente nordestino tem no grupo "Balança, mas não cai" seu principal representante da cidade.

Por Ranjelio 26/06/2022 - 12:57 hs
Foto: Ranjelio / Portal Arapiraca

Os sapateados sincronizados cativam o público. É com a sola batendo forte no chão, trajes coloridos de azul, laranja e flores e muito amor pelo Coco de Roda que o “Balança, mas não cai”, do bairro Santa Edwiges, tem conquistado o arapiraquense. O grupo é um dos destaques nos arraiais comunitários promovidos pela Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude, na 18ª edição do Concurso de Resgate às Tradições Juninas.
O folguedo popular tipicamente nordestino tem como principal característica as muitas palmas, cantorias e sapateados. Espalhando essa tradição em Arapiraca, o grupo nasceu em março de 2008. São cerca de 100 componentes no total, todos arapiraquenses de diversos bairros da cidade, que passam todo o ano se apresentando pelo estado afora. Em época de São João, o grupo chega a 30 apresentações ao mês.

“Criamos um estilo próprio de dança. No nosso repertório, temos músicas autênticas de coco de roda, como também conseguimos pegar músicas de autores bem conhecidos, como Luiz Gonzaga, Alcymar Monteiro, Jorge de Altinho que conseguimos inserir no repertório”, conta o líder, Eduardo Kellvy.

As apresentações são muitas e sempre despertam reações novas de quem ainda nunca tinha visto o show do grupo. Eles não se despedem do palhoção sem antes deixar um pouquinho do coco de roda junto do público. Pessoas de plateia, da organização e até de outras quadrilhas são convidados a “ralar o bucho” para completar a festa.

Foi num desses convites, no “Arraiá Fogo de Palha”, no bairro Teotônio Vilela, que a dona de casa Emilia Justino, de 27 anos, comemorou a véspera do aniversário e já festejou a nova idade no ritmo da tradição. “Eu não entendo muito do coco de roda, mas a apresentação foi maravilhosa. Nota dez, nota mil. Eles estão de parabéns. Gostei muito de ter participado”, declarou.

Veja todas as fotos aqui.