Arapiraca se tornará primeira cidade brasileira com 100% de cobertura do Programa de Saúde da Família.

Arapiraca já é destaque a nível nordeste, pois é uma das poucas cidades com maior cobertura de PSF.

Por Ranjelio 24/05/2022 - 22:36 hs
Foto: Assessoria

Arapiraca cuida dos seus moradores! Para intensificar essa premissa da nossa gestão, a Secretaria Municipal de Saúde está realizando o remapeamento de toda a cidade, com objetivo de cobrir 100% do território, zona rural e urbana, através do Programa Saúde na Família.

A orientação do prefeito Luciano Barbosa foi de que o remapeamento incluísse todas as áreas que atualmente estão descobertas, como novos conjuntos habitacionais e bairros que expandiram seu território nos últimos anos.

De acordo com a secretária de Saúde, Luciana Fonseca, a gestão tem trabalhado para garantir o acesso de cada arapiraquense aos serviços de saúde pública.

“É uma preocupação do prefeito Luciano Barbosa que toda a população tenha acesso a serviços de qualidade em saúde pública, fazendo com que o Sistema Único de Saúde seja verdadeiramente universal, para todos”, explicou a secretária.

Arapiraca já é destaque a nível nordeste, pois é uma das poucas cidades com maior cobertura de PSF. Atualmente, 99,7% do território municipal tem alguma Unidade Básica de Saúde de referência.

Com o remapeamento, Arapiraca se tornará a primeira cidade de médio porte – com mais de 50 mil habitantes – a contar com 100% de cobertura.

A equipe do Apoio Institucional em Saúde, em parceria com os enfermeiros e gerentes de cada Unidade Básica de Saúde estão atuando há mais de um ano nesse projeto.

“Estamos nos reunindo diariamente com as equipes para alinhar os novos fluxos e orientar como o remapeamento deve ser feito. Muito em breve, todo arapiraquense terá uma UBS de referência, independente de onde ele more”, concluiu a secretária Luciana Fonseca.