Alunos de Arapiraca passam por avaliação de leitura para melhorar desempenho.

A avaliação de fluência é uma iniciativa do Governo de Alagoas a fim de verificar o nível de leitura das crianças matriculadas.

Por Ranjelio 11/04/2022 - 14:06 hs
Foto: Assessoria

Os alunos do município de Arapiraca, que estão no 2º ano dos anos iniciais do ensino fundamental, estão passando por uma avaliação diagnóstica de leitura até a próxima quarta-feira (13).

A avaliação de fluência é uma iniciativa do Governo de Alagoas a fim de verificar o nível de leitura das crianças matriculadas.

O Estado disponibiliza a avaliação aos municípios que fizeram a pactuação, oferecendo a plataforma e capacitação dos coordenadores municipais.

As escolas então fazem o cadastro dos alunos na plataforma, os professores fazem o download do aplicativo e aplicam, individualmente, com os alunos.

No teste, os alunos são avaliados no ritmo, na cadência de leitura, no reconhecimento de palavras e pseudopalavras, além da compreensão textual.

A leitura dos alunos é gravada no próprio aplicativo, onde também acontece a sincronização. Fica tudo documentado.

Ao final da avaliação o Estado analisa os dados captados e em seguida repassa o resultado aos municípios participantes.

“É muito importante esse diagnóstico para o município quantificar a qualidade do ensino oferecido”, pontuou a secretária de Educação, Ivana Carla.