Arapiraca mantm cavalgada da padroeira h 19 anos.

No incio da tarde desta segunda-feira (31), cavaleiros e amazonas de diversas localidades do municpio e regio se reuniram na Capela de Bom Conselho.

Por Ranjelio 31/01/2022 - 18:19 hs
Foto: Assessoria

Realizada desde o ano de  2003, a cavalgada em homenagem à padroeira de Arapiraca, Nossa Senhora do Bom Conselho, faz parte da tradição religiosa e demonstração de fé da comunidade católica do município.

No início da tarde desta segunda-feira (31), cavaleiros e amazonas de diversas localidades do município e região se reuniram na Capela de Bom Conselho, no interior do estado de Pernambuco, para fazer o mesmo percurso do fundador de Arapiraca, Manoel André, trazendo a imagem da santa até a Capital do Agreste Alagoano, no ano de 1864.

Antes da saída da cavalgada, o prefeito Luciano Barbosa e o prefeito de Bom Conselho, João Lucas, acompanharam  a missa, celebrada pelo bispo de Penedo, Dom Valdemir Ferreira, e pelo pároco de Arapiraca, padre Paulo de Melo.

A celebração religiosa também contou com a presença do deputado estadual Ricardo Nezinho; do presidente da Associação dos Criadores de Cavalos de Sela de Arapiraca (Acesa), Cleildo  Araújo; do empresário Daniel Barbosa; do presidente da Câmara Municipal de Arapiraca, Thiago ML, e dos vereadores Léo Saturnino, Fabiano Leão, Melquisedeque de Oliveira, Vicente do Remédio e Doutor Fábio, bem como do ex-deputado estadual Demuriez Leão, idealizador da cavalgada.

Durante a homilia foi feita uma homenagem de familiares e amigos a ex-cavaleiros que durante anos participaram das festividades em homenagem à padroeira de Arapiraca.

Logo em seguida, os cavaleiros e amazonas receberam a imagem de Nossa Senhora do Bom Conselho e saíram em cortejo pelas ruas da cidade pernambucana até Arapiraca.

 

Ponto alto

A programação das festividades em homenagem a Nossa Senhora do Bom Conselho foi aberta oficialmente na segunda-feira (24).

Além das atividades religiosas, a Prefeitura de Arapiraca, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo. Educação, Cultura, Saúde, Desenvolvimento Social e Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) estão realizando ações sociais, de prevenção e promoção da saúde, bem como atividades educativas no trânsito.

O ponto alto está marcado para a tarde da quarta-feira, dia 2 de fevereiro, com a chegada dos cavaleiros e amazonas trazendo a imagem da santa da cidade de Bom Conselho, no interior de Pernambuco, até a cidade de Arapiraca, e a celebração de missa em homenagem à padroeira Nossa Senhora do Bom Conselho.

Este ano, ainda por conta da pandemia da Covid-19, a tradicional procissão de fiéis será feita em carreata pelas ruas centrais da cidade, no início da noite do próximo dia 2 de fevereiro.