Projeto de incentivo coleta seletiva ser implantado no bairro Baixa Grande, em Arapiraca.

Cada secretaria participante da comisso ir executar dentro de suas competncias o plano de ao.

Por Ranjelio 20/01/2022 - 18:02 hs
Foto: Assessoria

Manter a cidade limpa é uma responsabilidade de todos. Atenta à Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela Lei Federal nº 12.305/2010, a Prefeitura de Arapiraca, através de ações integradas entre as secretarias municipais, tem construído o Plano Municipal da Coleta Seletiva (PMCS), que vai implantar uma incubadora no bairro Baixa Grande, uma espécie de projeto piloto, que envolverá toda a sociedade com o objetivo de incentivar a coleta seletiva na região.

Nessa terça-feira (19), a Comissão de Gestão do Plano Municipal de Resíduos Sólidos esteve no bairro, conversando com moradores e realizando visitas em locais críticos de descarte irregular de lixo, entulho, poda e material volumoso. Participaram da ação técnicos das secretarias municipais de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Serviços Públicos, Saúde, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Infraestrutura, Desenvolvimento Social, Educação e Esporte, Procuradoria-Geral e SMTT, além da dona Ana Tereza dos Santos, que é moradora do bairro Baixa Grande há mais de 25 anos.

De acordo com o Secretário Adjunto de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Ricardo Vieira, cada secretaria participante da comissão irá executar dentro de suas competências o plano de ação que está sendo construído de forma coletiva, através de reuniões temáticas e sistemáticas.

“A visita ao bairro Baixa Grande serve como primeiro passo na implantação da incubadora local. Visitamos área crítica de descarte irregular de resíduos e também o ecoponto de referência da região, que fica localizado no bairro Cavaco, e atende à demanda de descarte”, explicou Ricardo.

A secretária de Serviços Públicos, Carolina Valeriano e o superintendente de Limpeza Urbana, Edney Carneiro, também estiveram na visita técnica e apresentaram a proposta de intervenção na limpeza dos pontos críticos localizados no bairro.

A reunião foi conduzida pelo diretor do Departamento Sustentável de Educação Socioambiental, José Matias, que apresentou a proposta de construção coletiva do Plano, ao lado da assessora técnica Patrícia Albuquerque.

Dentre os objetivos das ações que estão prestes a serem colocadas em prática no bairro Baixa Grande e, em breve, em outras comunidades arapiraquenses, é reafirmar para a sociedade os princípios e práticas do Desenvolvimento Sustentável pactuados na Agenda 21 de Arapiraca e na Agenda 2030 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), sob orientação das Organizações das Nações Unidas (ONU), tendo como protagonista a sociedade, que fará a diferença na manutenção do Meio Ambiente em que vivem, com medidas transformadoras para o futuro de uma Arapiraca melhor.