Contabilidade da prefeitura de Arapiraca destaque em ranking do Tesouro Nacional.

Conselho Regional de Contabilidade homenageou equipe pela eficincia na atuao.

Por Ranjelio 30/11/2021 - 21:57 hs
Foto: Assessoria

Arapiraca é destaque no Ranking dos Municípios promovido pela Secretaria do Tesouro Nacional, que confere notas à prestação de contas e à transparência na contabilidade municipal. Por dois anos consecutivos, a equipe de contadores de Arapiraca esteve no pódio na comparação com outros municípios alagoanos.

“Ficamos em primeiro lugar de Alagoas, no exercício do ano de 2019. Em 2020 caímos uma posição e perdemos a classificação para Estrela de Alagoas por um ponto, provocado por um pequeno deslize no prazo do encaminhamento da matriz de saldos contábeis. Acreditávamos que o documento havia sido enviado, mas não foi”, explicou Jackson Feitosa Nicácio, contador responsável pelos demonstrativos fiscais da prefeitura.

A atuação dos contadores da Secretaria da Fazenda de Arapiraca, que está sob o comando do secretário de Lourinaldo dos Santos, foi reconhecida pelo Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas, que na última segunda-feira (29) homenageou os profissionais com a medalha de Qualidade de Informação Contábil e Fiscal do Setor Público.

A equipe formada por oito contadores: Maria Aparecida Padilha (Supervisão Contábil), Jackson Feitosa (Demonstrativos Fiscais), José João (Contabilidade da Educação), Quitéria Lima (Contabilidade da Assistência Social), Elaine Caetano (Contabilidade da Saúde), Simone Teles (Contabilidade da Previdência), Rodrigo George Cunha (Contabilidade da SMTT) e Luciano Tenório (Contabilidade de Convênios) recebeu homenagens pelas boas práticas e eficiência.

“Esta equipe vem trabalhando há vários anos pelo município. Somos todos servidores efetivos e já atravessamos várias gestões. Diferentes de outros municípios, que contratam empresas terceirizadas que trabalham para o gestor, enquanto nós trabalhamos para o bom funcionamento do município, contribuindo para a transparência, para que a população possa exercer seu papel de fiscalizar a gestão municipal e também auxiliando os gestores a tomarem decisões para o bem dos munícipes”, declarou.

Ranking

O Ranking dos Municípios é organizado pela Secretaria do Tesouro Nacional e atribui notas aos setores contábeis dos municípios pelas boas práticas na prestação de contas da Matriz de Saldos Contábeis, que é enviada mensalmente; Relatório Resumido de Execução Orçamentária, de frequência bimestral; Relatório de Gestão Fiscal, quadrimestral; e Análise Demonstrativa de Contas Anuais, além da clareza de informações no Portal da Transparência.

A posição dos municípios no ranking é definida pelo desempenho no ano anterior. Por conta disso, a atual colocação se refere ao exercício financeiro de 2020.