Aula inaugural no planetrio abre ano letivo em Arapiraca.

Prefeito Luciano Barbosa destaca esforo conjunto para a retomada do aprendizado das crianas.

Por Ranjelio 13/08/2021 - 20:53 hs
Foto: Pablício Vieira / Ascom Arapiraca

As portas das oportunidades se abrem pela educação. Com essa frase, o prefeito Luciano Barbosa proferiu palestra, na manhã desta sexta-feira (13), no auditório do Planetário e Casa da Ciência, no Lago da Perucaba, na aula inaugural de abertura do ano letivo de 2021, nas escolas e creches da rede municipal de ensino de Arapiraca.

Mais de 19 mil alunos iniciam as atividades, na próxima segunda-feira (16), com a implantação do ensino híbrido – presencial e online – seguindo o planejamento pedagógico específico, por meio de protocolos de segurança devido ao atual momento de pandemia da Covid-19.

A rede municipal de ensino tem mais de 38 mil alunos matriculados para o ano letivo de 2021, com o retorno gradativo de todas as atividades pedagógicas nas próximas semanas.

Na companhia da professora Ivana Carla e equipe da Secretaria Municipal de Educação, além de coordenadores e articuladores de ensino, o prefeito Luciano Barbosa saudou os estudantes presentes na cerimônia.

“Chegamos aqui, após um esforço conjunto, para superarmos as dificuldades do atual momento da pandemia, que prejudicou muitos setores, mas nenhum deles foi tão afetado quanto a educação, sobretudo com o ensino fundamental. Vamos ter que trabalhar muito para recuperar o tempo perdido. Não vai ser fácil. As crianças em idade de alfabetização que ficaram fora de sala durante todo esse tempo devem ter uma atenção especial. É hora de darmos as mãos porque a sala de aula é o lugar para transformarmos a atual realidade, para que as crianças cheguem à escola, adquiram mais conhecimentos e sejam cidadãos e cidadãs preparado para o futuro”, acrescentou o prefeito Luciano Barbosa.

Homenagens

Ainda durante a cerimônia de abertura do ano letivo de 2021, as alunas Sabrina, Heloise, da Escola Municipal Tibúrcio Valeriano, apresentaram um cordel destacando a volta às aulas. A aluna Geovana Bispo, da Escola Municipal Maria de Nazaré, fez um cordel da própria autoria e também fez apresentação para o prefeito e público presente ao auditório do Planetário e Casa da Ciência.

No encerramento da solenidade, as crianças fizeram uma homenagem ao prefeito Luciano Barbosa pela passagem de seu aniversário, nesta sexta-feira (13).

Conforme o plano de retorno às aulas, os professores e servidores das unidades de ensino receberam cursos de formação para garantir o acolhimento necessário dos alunos com a utilização de equipamentos de proteção individual e cuidados necessários de acordo com os protocolos sanitários atuais.

Nesta segunda-feira (16), o ano letivo será iniciado para 19 mil alunos de 25 escolas e creches da rede municipal de ensino em Arapiraca. As demais unidades irão retomar, gradativamente, as atividades conforme cronograma e planejamento pedagógico elaborados pela Secretaria Municipal de Educação.

Professores e servidores receberam as doses da vacina, como também receberam cursos de formação para a retomada das aulas.

Os prédios públicos passam por limpeza e sanitização permanentes, com oferta de produtos de higiene e limpeza (água, sabonete líquido e álcool em gel), a exemplo das salas de aula, corredores, banheiros, bem como a entrada e saída dos estabelecimentos.