CPM Agreste conquista 54 medalhas na Olimpada Brasileira de Astronomia e Astronutica

A unidade de ensino da Polcia Militar somou dez medalhas de ouro, 12 de prata e 32 de bronze; Confira lista de medalhistas

Por Chrislayne 22/01/2021 - 12:04 hs
Foto: Ascom
CPM Agreste conquista 54 medalhas na Olimpada Brasileira de Astronomia e Astronutica
CPM Agreste é destaque no ensino alagoano após conquistar 54 medalhas na Olimpíada Brasileira de Ast

Estudantes da rede estadual de ensino de Alagoas conquistaram 82 medalhas na edição 2020 da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). Este ano, em virtude das limitações impostas pela pandemia, a OBA foi realizada em formato virtual, enquanto a MOBFOG teve tanto o formato presencial (mantendo os cuidados necessários) como também uma edição on-line, onde o estudante projetava um foguete a partir de um software específico.

Na OBA, a rede estadual alagoana somou 72 medalhas – das quais 11 ouros, 15 pratas e 46 bronzes. Destaque para o Colégio Tiradentes - Unidade Agreste (Arapiraca), com 54 medalhas, seguido pelas escolas estaduais Remi Lima, de Maceió (7 medalhas); Nova Jersey, de Palmeira dos Índios (3 medalhas); Fernandes Lima, de Maceió (3 medalhas); Laura Chagas, de Santana do Ipanema (2 medalhas); Egídio Barbosa (Palmeira dos Índios), Mileno Ferreira (Santana do Ipanema) e Costa Rego (Arapiraca), cada uma com uma medalha conquistada.

Já na MOBFOG, foram dez medalhas, das quais três ouros, três pratas e quatro bronzes. Destaque para as escolas estaduais Remi Lima (Maceió), com três medalhas, Manoel de Matos (Santana do Mundaú), Graciliano Ramos (Palmeira dos Índios) e Dom Otávio Barbosa Aguiar (Maceió), cada uma com duas e Irene Garrido (Maceió), com uma medalha.

Resultado histórico - Com 54 medalhistas na competição, o Colégio Tiradentes – Unidade Agreste tem muito o que comemorar. Com uma adesão em massa dos estudantes à competição, o resultado premia o trabalho de todos os educadores envolvidos, entre eles o professor Thierry Oliveira.

“Mesmo em um ano atípico, como 2020, conseguimos realizar todas as olimpíadas dentro do calendário, dentre as quais, a OBA e a Olimpíada Nacional de Ciências. A importância da OBA vai além da premiação em si, pois estimula a busca pelo conhecimento e a descoberta de um mundo diferente. No CPM Agreste, buscamos sempre estimular o aluno a ir além do que ele aprende em sala de aula e leve esse conhecimento para a vida”, frisa o professor.

A unidade de ensino somou dez medalhas de ouro na competição e, dentre os que conquistaram a premiação mais cobiçada estão os estudantes Rayssa Cardoso de Lima, Namur Sebastião da Silva e Heloísa Costa, todos alunos do 9º ano do ensino fundamental.

“Amo tudo o que envolve astronomia e astronáutica e me diverti muito estudando e respondendo às questões. Receber essa medalha é um incentivo para continuar estudando”, revela Heloísa. “A OBA nos estimula a buscar mais conhecimento e nos motiva a persistir e vencer desafios. Além disso, possibilita novas experiências”, avalia Namur. “É uma experiência única e incrível, que nos possibilita uma aprendizagem além da sala de aula, revelando um universo imenso e interessante”, resume Rayssa.

Confira o nome dos demais medalhistas do Colégio Tiradentes – Unidade Agreste na OBA:

Aline Vitória De Oliveira Silva - medalha de ouro; Samuel Sousa De Andrade - medalha de ouro; Ruan Mateus Dos Santos Gois - medalha de ouro; Rômulo Dos Santos Gois - medalha de ouro; Claudio Matheus Anselmo Soares Santos - medalha de ouro; Laura Mariana De Morais Moura - medalha de ouro; Luís Antônio Nunes De Albuquerque - medalha de ouro; José Pedro Farias Barbosa - medalha de prata; Geovana Emily Ventura Gonçalves –medalha de prata; Cauã Santos Queiroz De Melo – medalha de prata;  Maria Clara Barbosa Pereira –medalha de prata;  Laura Sófia Oliveira Silva - medalha de prata; Kalyne Rose da Silva – medalha de prata; David Víctor Vital Lucio – medalha de prata; Willian Gustavo de Oliveira Santos – medalha de prata; Matheus da Silva Farias – medalha de prata; Lamartyn Lyan Costa Santos – medalha de prata; Evellyn Maria Lucena da Silva – medalha de bronze; José Gustavo Farias Dos Santos – medalha de bronze; William Rafael Almeida da Silva Pereira – medalha de bronze; Maria Yasmim Ferreira Primo – medalha de bronze; Anderson Renato Martins Soares – medalha de bronze; Maria Gabrielle Maximino Dias – medalha de bronze; Abelly Rayssa Dias Gomes – medalha de bronze; Ana Beatriz Gomes Rocha – medalha de bronze; Maria Amanda Lima Da Silva – medalha de bronze; Beatriz Santos Silva – medalha de bronze;  Geovana Rocha Nogueira – medalha de bronze; Maria Eduarda Bispo de Brito – medalha de bronze; Pedro Alexandre Dos Santos Silva – medalha de bronze; Mônica Maria Oliveira Santos – medalha de bronze; Giovanne Vieira de Sousa – medalha de bronze; Gabriel Silva Amorim –medalha de bronze;  Milena Reginaldo Gonçalves – medalha de bronze; Aline Evelly Guedes Da Silva – medalha de bronze; Saulo Firmo do Nascimento – medalha de bronze; Laura Maria Rodrigues Santos – medalha de bronze;  Paulo Miguel de Moura Nunes – medalha de bronze; Caio Vitor Juvino da Silva – medalha de bronze;  Felipe Vieira de Lemos – medalha de bronze; Alice Carolyne Pacheco da Silva Costa – medalha de bronze;  Layra Phabia Bezerra Cruz – medalha de prata; Mariana Cavalcante Silva – medalha de prata; Vinicius Santos da Silva- medalha de bronze; Maria Eduarda Nunes Cezar – medalha de bronze; Maria Claudia Lorena Barbosa – medalha de bronze;  Phelipe Andrade do Nascimento – medalha de bronze; Raylla Khira Pontes Marinho – medalha de bronze; Leticia Emanuelly Vital Lucio – medalha de bronze; Victor Gabriel Da Silva Oliveira- medalha de bronze;  Maria Cecilia Morais de Oliveira – medalha de bronze.

Fonte: Ascom Seduc/AL