Formatura do projeto peloto mirim realizada em Arapiraca

Por Chrislayne 20/12/2019 - 19:15 hs
Foto: Genival Silva

O Ginásio João Paulo II, no Parque Ceci Cunha, em Arapiraca, ficou iluminado de emoções. O Ginásio geralmente é palco de alegria para quem vence e decepção para quem perde. Mas na noite desta quinta-feira foi diferente. Não haviam perdedores.

Mães, pais, familiares e amigos acompanharam a solenidade de formatura de 82 crianças dos municípios de Arapiraca, Limoeiro de Anadia e Craíbas, que fazem parte da 10 turmas do Programa Pelotão Mirim do 3º Batalhão de Polícia Militar, sediado em Arapiraca.

De Arapiraca participaram 39 alunos das escolas 31 de Março, Pedro Correia e Djalma Matheus.

De Limoeiro de Anadia receberam diploma 21 alunos das escolas José Teodoro, Benício Reis, Pedro Ribeiro e escola Pedro Antônio Lino.

E 22 alunos das escolas José Aprígio, Delmiro Soares e Antônio Jovino, de Craíbas, também foram diplomados durante a solenidade.

Para a Cabo Jacqueline, Coordenadora do Projeto, é gratificante ver mais uma turma se formar. “A cada edição a gente se sente realizado, são dezenas de crianças que estão tendo a chance de mudar de vida Eles se apaixonam pela carreira militar e o que eles aprendem aqui, as experiências que passaram, eles nunca vão esquecer”.

As lágrimas de felicidade desciam nos rostos iluminados pelos olhares de orgulho. Cada gotinha significava o suor de todos os envolvidos no cumprimento das missões durante o ano letivo de 2019.

Foram 10 meses intensos de aprendizado com matérias de Matemática, Português, Ciências, Libras, além de Educação Física e Karatê. Um dos golpes para a melhoria no futuro dos jovens oriundos de famílias em situação de vulnerabilidade, é a ordem seguindo a hierarquia, o respeito, o entendimento sobre cidadania.

A solenidade contou com a participação especial da banda do 3º BPM. Um repertório que viajou entre os clássicos e os modernos contagiou o público que aguardava ansioso pela entrega dos diplomas. Corações acelerados embaixo do fardamento militar. Corações acelerados de orgulho nas arquibancadas.

MUDANÇA – A soldado 4104 comemora ter aprendido sobre paciência. Comemoração que se estende a família. Rayra Eduarda, de 11 anos, pacientemente explicou e reconheceu que a família está muito feliz pelas mudanças de atitude.

“É meu primeiro ano no Pelotão Mirim. Eu me sinto uma pessoa melhor. Quero participar no próximo ano. O programa me fez ver a polícia com outros olhos”, disse a soldado 4104.

Quem já é experiente no Pelotão, vê com bons olhos o avanço dos colegas de farda.

E a família comemora o desempenho dos alunos. Gislene Maria Oliveira é o retrato da felicidade olhando a prima Larissa Maria que começa a conquistar os próprios sonhos.

“Eu fico muito feliz em ver que ela está seguindo os próprios caminhos numa estrada tão linda. E pelo que conheço do Pelotão e da minha prima, o futuro dela será maravilhoso”.

Sabe aquela paixão pelo mundo militar citada pela coordenadora do Pelotão Mirim?

O soldado Rodrigues tem 12 anos e desde os 6 fala sobre ser militar. 2019 foi o primeiro ano dele no Pelotão. A paixão só aumentou. “Em 2020 quero fazer parte do Bombeiro Mirim. Decidi que vou seguir a vida militar”, anunciou o pequeno.

A decisão do garoto conquistou o coração da mãe, Adriana Alves.“Ele melhorou muito em casa. Ta obediente, saiu da rua. Durante estes 10 meses ele se dividiu entre escola e, no outro horário, seguia pro Pelotão. Estamos todos muito felizes por ele participar de algo tão importante, de estar na formatura”, comentou emocionada Adriana.

Em 2020 o Pelotão Mirim vai completar 10 anos. Cerca de 600 jovens foram beneficiados pelo programa que é parceria entre os municípios de Arapiraca, Craíbas, Limoeiro de Anadia e o 3 BPM.

BOMBEIRO MIRIM- A solenidade de formatura dos alunos do programa Bombeiro Mirim, do 7º Grupamento de Bombeiro Militar, sediado em Arapiraca, aconteceu na noite de quarta-feira (18), na Sede do Grupamento. O curso existe desde 2012 e acompanha o ano letivo municipal. O Capitão BM Nascimento, coordenador do Projeto, informou que 38 crianças concluíram o curso em 2019. Alunas das escolas Jesus Redentor, no bairro Manoel Teles, e a Escola João Batista, no Planalto, ambas em Arapiraca.

Por:  Assessoria