O que está em jogo na disputa pela presidência da Câmara Municipal de Arapiraca

Especialistas ouvidos pelo Portal Arapiraca avaliam que a movimentação visa a sucessão municipal em 2024

Por Bastidores 14/11/2022 - 07:53 hs

 

Os vereadores de Arapiraca intensificaram na última semana as articulações de bastidores de olho na presidência da Câmara Municipal. A disputa pode colocar em lados opostos a Prefeitura e o Governo do Estado, como fator de influência para indicar o próximo parlamentar a comandar a Casa.

Especialistas alertam que a medição de forças agora será um trabalho de base crucial para sucessão municipal em 2024.

Seria natural o atual Presidente Vereador Thiago ML disputar a reeleição, o que até pode acontecer, a questão é que ele é um dos nomes colocados nos bastidores como candidato a oposição do Prefeito Luciano Barbosa em 2024.

Outro imbróglio a ser resolvido é a participação do Governador Paulo Dantas na disputa, ele contou com o apoio de 12 parlamentares em sua reeleição vitoriosa, ganhou no primeiro turno em Arapiraca o que não se repetiu no segundo.

Naturalmente o Prefeito Luciano Barbosa (ainda no MDB) possui a maior bancada de vereadores que dão sustentação ao seu governo e que claro tentará a reeleição daqui há dois anos.

Porém alguns integrantes do grupo que elegeu Paulo Dantas (MDB) governador, no entanto, já discursam pelo lançamento de uma candidatura para manter posição.

É uma conta que não fecha uma vez que são apenas 19 vereadores.

Especialistas ouvidos pelo Portal Arapiraca destacam a importância dessa eleição legislativa, uma vez que presidir a Câmara representa maior cacife político quando forem formadas as bases de apoio na campanha para Prefeitura em 2024.

O elemento novo, no entanto, é a divisão de antigos aliados em âmbito estadual, mas que nas últimas eleições acabaram rompendo.

Nesse sentido, o MDB saiu fortalecido com a eleição de Paulo Dantas ao Palácio República dos Palmares. Por outro lado, apesar do grupo do prefeito Luciano continuar no MDB sofreu uma derrota após o seu candidato, Senador Rodrigo Cunha perder a eleição.

Comentários dão conta que surge com força o nome do vereador Márcio do Canaã (MDB) para disputar o pleito com apoio do Prefeito Luciano Barbosa.

A eleição está marcada para meados de dezembro e deve acontecer até a primeira quinzena.

EM TEMPO: O Prefeito Luciano Barbosa já está em negociação com dois grandes partidos em Brasilia para chamar de seu a nivel estadual, já que o projeto é ser reeleito em 2024 e disputar o governo do estado em 2026 ou até uma das duas vagas de senador.