Fase nacional da Olimpada Brasileira de Informtica tem 23 alunos do Ifal

Olimpada Brasileira de Informtica

Por Chrislayne 17/09/2019 - 16:49 hs
Foto: Ifal
Fase nacional da Olimpada Brasileira de Informtica tem 23 alunos do Ifal
Igor Maurício Ramos e Petrucio Augusto Dantas representarão o Campus Arapiraca na fase nacional da O

Vinte e três alunos do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) foram classificados para a fase nacional da 21ª Olimpíada Brasileira de Informática (OBI)  que ocorre  no próximo sábado, dia 21. São dez alunos do Campus Maceió, três da unidade de Palmeira dos Índios e dez de Arapiraca. O conteúdo é aplicado pelo computador com duração de quatro horas e, ao término, as coordenações do curso enviam as provas para a Sociedade Brasileira de Computação, entidade promotora da competição que definirá  os locais de provas nesta semana.

A primeira fase da OBI 2019 ocorreu no dia 30 de maio deste ano e, na ocasião o Ifal participou com 110 alunos competidores, sendo 63 do Campus Maceió, 26 de Palmeira dos Índios, 15 de Arapiraca e seis de Viçosa. Do total de representantes do instituto, 46 foram classificados para a segunda fase, disputada no dia 14 de agosto. Dessa etapa, saíram 23 vão disputar medalhas na fase final.

Parte dos alunos classificados já são medalhistas em anos anteriores na competição estudantil como são os exemplos de Almir Gabriel Soares, José Ytalo Ramon Gonçalves e Vinicius Cortez Cavalcante, do Campus Arapiraca e Taigo Ítalo de Moraes, do Campus Maceió.

A quantidade de alunos participantes da terceira fase da OBI 2019 é avaliada pelos coordenadores dos cursos de Informática dos campi como um significativo avanço quanto à participação e aos resultados obtidos. Em 2017, oito alunos dos Campi de Arapiraca e de Maceió foram à etapa final da prova. Naquela ocasião, foram aprovados para esta fase os alunos que atingiram a nota de corte colocada pela organização do evento. Do Campus Arapiraca saíram os finalistas Almir Gabriel Soares, Antonio Gabriel Ribeiro,  José Ytalo Ramon de Almeida e Vinicius Cortez Cavalcante, todos classificados para a última etapa da categoria de Programação Nível 2.Do Campus Maceió, a lista foi formada por Jorge Felipe da Silva, Sara Nicoly Ferreira e Taígo Ítalo de Moraes, também para o nível 2 de programação, além de Yuri David Queiroz, para a categoria Nível 1. Em 2016, Gabriel Ribeiro, do Campus Arapiraca, recebeu medalha de bronze no OBI. No mesmo ano, o estudante Eduardo Lúcio Correia, do terceiro ano do curso técnico de Informática, do mesmo campus, teve seu nome anunciado como vencedor da 4ª edição da Copa Rio Info de Algoritmos (Cria), outro evento nacional que visa atrair e estimular jovens talentosos do ensino médio/técnico a buscar uma carreira na área das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).

A coordenadora do curso técnico de Informática do Campus Arapiraca, Cledja Rolim, atribui o bom desempenho dos alunos daquela unidade de ensino ao trabalho em equipe desempenhado pelos docentes do curso técnico. “Os professores incentivam e os alunos são dedicados e isso desperta a atenção de empresas da área que se interessam pela criatividade e capacidade intelectual deles”, ressaltou a professora.

Cledja esclareceu que não há processo seletivo para os alunos participarem da OBI e sim, uma ampla divulgação no campus que resulta no interesse dos alunos. “Às vezes a limitação se deve ao número de computadores e a quantidade de estudantes interessados, porém nas últimas provas isso não tem sido problema”, explicou.

O Campus Palmeira dos Índios estará representado na fase final da OBI pelos alunos Francisco Racklyn Sotero dos Santos, Lucas Barbosa Leite Silva, Marcos Antônio Inácio Luz, O talento deles em Informática é atribuído pela coordenação do curso como resultado do  projeto “Atletas da Programação” voltado para incutir no aluno a busca pela resolução dos problemas no estilo de prova da Olimpíada e, também, estimular o raciocínio lógico. “A OBI é uma das mais difíceis da área, por isso estamos muito orgulhosos das nossas conquistas”, avaliou a coordenadora do curso de Informática, Hellyne Lima em entrevista à jornalista do campus, Monique Sá, ainda em meio à comemoração pela classificação de onze alunos da unidade de ensino para a segunda fase da competição.

No Campus Maceió, o coordenador do curso de Informática, Augusto César Oliveira declarou que a formação de um grupo de estudo como preparativo para a OBI foi uma das iniciativas que contribuíram para que os estudantes chegassem à fase nacional. "Por  esse feedback  já demonstrado, a  nossa expectativa é de que os alunos possam obter medalhas na fase nacional como sempre têm conquistado" apostou o professor.

 Competição

A OBI é organizada pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e envolve alunos dos Ensinos Fundamental, Médio e Superior. Todos os participantes recebem certificados de participação. Os melhores colocados de cada modalidade recebem ainda medalhas de ouro, prata e bronze.

O objetivo de quem compete é chegar até a Semana Olímpica, que será realizada no Instituto de Computação da Universidade de Campinas (Unicamp), em dezembro deste ano. Lá serão selecionados os quatro melhores participantes para compor a equipe brasileira, que representará o país na Olimpíada Internacional de Informática.

Por: Ifal