Arrai Balana mas No Cai transforma rua em cenrio de interior.

As ambientaes tm dado um banho de criatividade durante este Aravantu 2019.

Por Ranjelio 08/07/2019 - 08:44 hs
Foto: Ascom/ Arapiraca

As ambientações têm dado um banho de criatividade durante este Aravantu 2019.

O São João de Arapiraca abre esse leque como os seus arraiás comunitários, onde as pessoas envolvidas com cada festa se juntam para montar cenários.

Foi o caso da Rua Maria Vicência de Albuquerque, no bairro Santa Edwiges, na quarta-feira (26) com o Arraiá Balança Mas Não Cai.

Ele é o atual campeão do Concurso de Resgante às Tradições Juninas. Por isso, os paramentos e a decoração estavam novamente caprichadas.

A rua estava tomada com ornamentações que remetem a traços tradicionais do interior nordestino, com trio pé de serra tocando numa pracinha, árvore enfeitada com presentes dependurados, fogueira, barraca do beijo, mosaico com fotos antigas do coco de roda da comunidade, pórticos com a figura dos três santos juninos e barracas de bebidas e comidas, tudo isso convergindo para o palhoção.

Por lá, muita comida típica e “festa da boa” com a dança da fita, dança da peneira, coco de roda Balançar Kids, coco de roda Balança Mas Não Cai, Xaxado Nação Cangaço e a quadrilha Arrochadinho, além do desfile da Rainha do Milho 2018, Carla Cawanne Alves, e da candidata à edição 2019, Carolaine Pereira.

VONTADE DE DANÇAR

O designer Victor Amaral, de 24 anos, é um dos dançarinos do xaxado, grupo estreante neste São João.

“Eu não dançava desde 2015. Fazia parte do coco de roda Balança Mas Não Cai e saí da ‘pista’ para ir para o ‘palco’, já que agora temos uma banda que toca ao vivo há tantos anos”, diz.

Segundo ele, que é o violonista do grupo musical que acompanha o coco por todo canto, voltar a dançar é algo muito significativo.

“Ainda mais o xaxado, que é mais difícil e por este ser o único grupo do estilo em Arapiraca. É uma honra para a gente levar o nome da cidade por aí”, comenta desginer, músico e novamente dançarino.

O organizador do arraiá, Eduardo Kellvy Rodrigues, enfatiza o apoio da Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude, e da Associação Comunitária dos Moradores do Bairro Santa Edwiges para a realização da festança.

“Aqui temos um trabalho árduo executado junto ao coco e agora com o xaxado, bem como algo mais despojado, mais ‘família’, a exemplo da quadrilha matuta Arrochadinho, contando com pais, mães, filhos e netos aqui da comunidade. Gente de todas as idades que ensaiaram apenas uma vez para mostrar a união que esse arraiá aqui representa”, conclui.