Convivendo com as Diferenas tema da 5 Mostra Literria e Artstica de escola municipal.

Projeto incentiva o hbito da leitura atravs da explorao, manuseio e comparao de diversas tipologias textuais.

Por Ranjelio 14/01/2018 - 06:03 hs
Foto: Ascom/ Arapiraca

A Escola Municipal Clodoaldo Pedro da Silva, localizada no Povoado Flexeiras, zona rural de Arapiraca, promoveu, nesta sexta-feira (12), para toda a comunidade, a 5ª Mostra Literária e Artística. Com o tema “Convivendo com as Diferenças”, alunos da educação infantil até o 5º ano expuseram trabalhos de pintura, escrita, musical, mosaico, entre outros, e fizeram uma apresentação cultural e de dança, favorecendo a expressão oral e escrita e a apreciação da arte por parte dos estudantes.

Com os trabalhos desenvolvidos durante todo o ano letivo, a Mostra teve o objetivo de discutir racismo, preconceito e as deficiências físicas e mentais através das obras de artistas nacionais (alguns deles conhecidos fora do Brasil) e estaduais, como Romero Brito, Ademir Martins, Gustavo Rosa, Ilda Moura, Tarsila do Amaral, Ismael Pereira, Paulo Caldas, Marcelo Mascaro e Eliane Rocha. Inclusive, alguns desses artistas ministraram oficinas para os alunos, dando assim veracidade ao que estava sendo produzido em sala de aula.

Para a coordenadora pedagógica da Escola, Maria de Lourdes Félix, a disciplina Artes, que inclusive é incentivada pelo Ministério da Educação, através do caderno seis da formação continuada PNAIC, garante o desenvolvimento comportamental das crianças, traduz sentimentos e emoções, trabalha a coordenação motora e descobre talentos.

“A partir da disciplina, é perceptível mudanças de atitudes, todas elas positivas, nos alunos”, completou a coordenadora, que ao lado da diretora Maria Leônia da Silva e da supervisora da Secretaria Municipal de Educação, Janeclésia Vieira, comemora o sucesso da Mostra. “Conseguimos, através do projeto, incentivar o hábito da leitura através da exploração, manuseio e comparação de diversas tipologias textuais”, finalizou.