Prefeitura entrega 70 cadeiras de rodas aos pacientes do Cemfra.

Na oportunidade foram entregues 41 cadeiras de rodas, sendo duas delas motorizadas, e 29 cadeiras e banho aos pacientes do Cemfra e aos pacientes atendidos pela Atenção Básica do município.

Por Ranjelio 30/11/2017 - 09:06 hs
Foto: Ascom/ Arapiraca

Na manhã desta quarta-feira (29) a Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a entrega de 70 cadeiras de rodas e outros meios de locomoção aos pacientes com deficiência ou pouca mobilidade. A solenidade de entrega dos equipamentos aconteceu no Centro de Medicina Física e Reabilitação de Arapiraca (Cemfra).

Na oportunidade foram entregues 41 cadeiras de rodas, sendo duas delas motorizadas, e 29 cadeiras e banho aos pacientes do Cemfra e aos pacientes atendidos pela Atenção Básica do município, referenciados pelos fisioterapeutas do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

Um dos contemplados foi o jovem Antônio André, de 19 anos. Com um largo sorriso no rosto ao receber sua primeira cadeira de rodas motorizada, o jovem afirmou que a partir daquele momento sua vida iria mudar para melhor. “Sou um estudante e a partir de agora poderei ter uma melhor mobilidade e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida”, frisou Antônio, que ficou paraplégico aos seis anos de idade por conta da esquistossomose.

Ao lado da vice-prefeita Fabiana Pessoa, do deputado estadual Severino Pessoa, e das secretárias de Saúde, Aurélia Fernandes, e de Educação, Mônica Pessoa, o prefeito Rogério Teófilo relatou sua experiência pessoal com cadeira de rodas.

“Há dez anos fui vítima de um grave acidente, onde passei três dias na UTI, 28 dias internado e quase dois anos andando em cadeira de rodas e moletas. Sei muito bem o quanto uma cadeira de rodas é importante na locomoção de uma pessoa com deficiência ou com pouca mobilidade. Aproveito para parabenizar o trabalho de toda a equipe da Saúde, capitaneada pela secretária Aurélia, que tem feito um trabalho que dignifica as pessoas”, frisou o prefeito.

No próximo dia 3 de dezembro é comemorado o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. De acordo com a coordenadora da Rede de Cuidados a Pessoa com Deficiência, Andrezza Costa, somente neste ano já foram entregues mais de 300 equipamentos aos usuários dos centros especializados em reabilitação do município: APAE, Pestalozzi, Adfima, Complexo Multidisciplinar Tarcizo Freire e Cemfra.