Aluno do Campus Arapiraca bicampeo da Copa Rio Info de Algoritmos

Por Chrislayne 28/09/2017 - 12:29 hs
Foto: Ifal
Aluno do Campus Arapiraca  bicampeo da Copa Rio Info de Algoritmos
Eduardo Lúcio comemora vitória na Copa Rio com o Coordenador de Extensão Marcos Nunes de Oliveira

Nesta quarta-feira, 27, o aluno do curso de Informática do Campus Arapiraca, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Eduardo Lúcio Correia, conseguiu o bicampeonato na Copa Rio Info de Algoritmos (Cria) 2017. Na final, realizada na capital fluminense, ele venceu estudantes de IFs do Rio Grande do Sul (IFRS) e do Rio Grande do Norte (IFRN).

A competição é de nível nacional e tem o objetivo de estimular os alunos de Ensino Médio/técnico, na área de informática, e em especial, programação. Ela tem duas fases, a primeira é realizada nas escolas, onde os alunos passam por uma prova, com três horas de duração.  Os três competidores de melhor pontuação no Brasil são classificados para a segunda fase, que acontece no Rio de Janeiro, dentro do evento Rio Info. Ambas as etapas são compostas de questões que devem ser resolvidas e enviadas online, na plataforma deles.

Em sua quinta edição, a Copa contou com a participação de estudantes de ao menos 11 estados. “Eu me preparei, a maior parte do tempo, fazendo exercícios. A organização da competição disponibilizou, um pouco antes da competição, algumas questões para nós treinarmos um pouco antes. E há alguns outros sites também com esse tipo de exercício que serve para preparação”, relatou Eduardo, em entrevista dada ao Portal do Ifal no dia 15 de setembro.

Naquela oportunidade Eduardo relembrou que só conheceu a Copa porque a professora Cledja Rolim o havia inscrito.

O evento é uma iniciativa do Sindicato das Empresas de Informática do Estado do Rio de Janeiro (TI Rio) e da Federação Nacional das Empresas de Informática (Fenainfo), com o apoio da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e Riosoft. 

Por:Ifal