Campi Arapiraca e Palmeira conquistam medalhas em eventos de Astronomia e Fsica

Por Chrislayne 26/09/2017 - 15:48 hs
Foto: Ifal

Treze alunos dos campi Arapiraca e Palmeira dos Índios, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) obtiveram excelentes resultados na XX Olimpíadas Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) e na Olimpíada Brasileira de Física (OBF). Um deles, o discente de Eletrotécnica Vinicius Gabriel dos Santos, conseguiu medalha de ouro no OBA e ainda foi convidado para XV Jornada Espacial, que irá acontecer entre os dias 10 e 16 de dezembro deste ano, em São José dos Campos, São Paulo, além das Olimpíadas Internacionais de Astronomia 2018.

Também nessas Olimpíadas, Gabriel estará a companhia de sua colega Pedrina Vitória Assis, do curso de Edificações, de Palmeira. Ela conquistou a medalha de prata no OBA, assim como o aluno de Eletrotécnica de seu Campus, Arthur Pereira da Costa recebeu o bronze, na mesma competição. Do Campus Arapiraca, Lucas Whyndson Pereira conquistou o ouro, Filipe de Barros Souza e Gabriel de Farias, a prata, além de Arthur Vinicius Rozendo e Carlos Eduardo Leonel, que receberam bronze.

Pela Mostra de Foguetes, os medalhistas de prata e também convidados para a Jornada de Foguetes em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro foram Daniel Ferreira e Jarlisson José de Lira, ambos do Campus Arapiraca. Da Unidade de Palmeira, a equipe formada pelo Vinícius Gabriel, Daniela Vieira e Ely Lima obtiveram a medalha de prata, após atingir um alcance de 212m, com o seu foguete propelido por uma mistura de vinagre e bicarbonato de sódio.

Na OBF, Jadson Felipe dos Anjo, do curso de Edificações de Palmeira, foi classificado para participar da terceira fase (nacional) da OBF 2017, após obter uma nota de 60 pontos, onde a nota máxima é de 80 e a média nacional em torno de 31 pontos.

O professor Manoel Pereira, que é um dos cinco professores de Física que vem acompanhando e preparando os alunos do Campus Palmeira, ressaltou a importância destes eventos. Ele lembra que a Unidade de Palmeira, por exemplo, possui um histórico de boas participações na OBA e MOBFOG. “Nossos alunos vêm recebendo e medalhas e convites para participações em eventos nacionais, de forma recorrente, nos últimos três anos”, pontuou.

Para o docente, o mérito vem do interesse dos próprios alunos, que são treinados de maneira diferente para cada competição. “A preparação para XX Olimpíadas Brasileira de Astronomia e Astronáutica foi feita de forma individualizada. Os alunos que demonstravam interesse pela competição, orientávamos indicando materiais de estudo, provas de edições anteriores e simulados. Para a Mostra Brasileira de Foguetes, cada equipe participante teve a orientação de um professor, que auxiliava nos estudos para a preparação dos foguetes e os acompanhava durante a realização dos lançamentos”, detalhou.

Por: IFAl