Advogado e Professor, Moacir Tefilo, o novo membro da ACALE.

Por causa da sade, Jos Moacir Tefilo no pde comparecer a cerimnia e foi representado por seu filho, o atual prefeito de Arapiraca Rogrio Tefilo

Por Ranjelio 29/04/2017 - 22:07 hs
Foto: Arquivo Pessoal

O Doutor José Moacir Teófilo, é o novo membro da Academia Alagoana de Educação (Acale), e ocupa a cadeira número 10 da academia, que tem como patrono Flaudízio Barbosa dos Santos.

Por causa da saúde, José Moacir Teófilo não pôde comparecer a cerimônia e foi representado por seu filho, o atual prefeito de Arapiraca Rogério Teófilo, que agradeceu em nome de seu pai a honraria.

Durante o discurso, Rogério Teófilo classificou o pai como seu professor e exemplo na vida, além de destacar as conquistas do pai na vida acadêmica e profissional e a contribuição a cidade de Arapiraca.

Confira na íntegra as palavras de Rogério Teófilo na cerimônia:

Excelentíssimo Presidente da Academia Alagoana de Educação, Senhor Governador, senhores acadêmicos fundadores da ACALE:

É com imensa honra que transmito as palavras do Doutor José Moacir Teófilo, meu pai, novo membro da cadeira número 10 da ACALE, a qual tem como patrono o saudoso Flaudízio Barbosa dos Santos. Por zelo à sua saúde, Doutor Moacir, que coleciona 89 anos de idade, não pôde comparecer na solenidade de hoje, mas enviou-me, aqui.

Como o homenageado não está fisicamente aqui, tomei por bem construir aquilo que considero uma imagem do Doutor Moacir gravada em minha alma e no meu coração:

O semblante tranquilo, os cabelos de algodão e o corpo esguio fazem parte da imagem fotografada em minha mente quando me lembro do meu pai, meu professor e exemplo de vida – o Doutor Moacir Teófilo.

Mas, quando as lembranças me levam ao cerne do homem, do ser humano, do seu íntimo, são revelados todos os valores que adquiriu ao longo de sua vida, desde o trabalho como universitário – presidente do Diretório Acadêmico da Faculdade de Filosofia de Alagoas, terceiro vice-presidente da União Nacional dos Estudantes UNE, o aluno de Direito e de Letras, o professor, o diretor de escola, o advogado, o companheiro Leão, e – por que não? – o profissional em história de vida.

Por mais que eu queira falar do advogado militante, do portador de títulos e comendas, não consigo desvinculá-lo dos demais atributos que acumulou durante anos. O pai paciente, amigo, mas exigente. O professor exemplo, o formador da ética, do alicerce da construção da linguagem, através do ensinamento do Latim, do Português e o discernimento das leis, como professor de Direito.

A minha admiração de filho, de discípulo, faz-me vê-lo como um gigante. Por mais que eu tenha crescido, tornando-me homem, esposo, pai, e também amadurecido com a vida, continuo olhando para cima e querendo alcançá-lo em sua sábia experiência.

A trajetória do doutor Moacir Teófilo é tão extensa quanto importante, não só para seus familiares, mas para o município que o adotou e por qual ele se apaixonou logo que chegou, há mais de 60 anos, para dirigir o Colégio Cenecista Nossa Senhora do Bom Conselho, como também para o Lions Club, nos seus mais de 50 anos de participação leonística.

O seu espírito altruísta e de empreendedor educacional se fez valer, contribuindo para a fundação da Faculdade de Filosofia de Arapiraca, hoje Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL. Ele também enveredou no processo de desenvolvimento da cidade e foi sócio fundador da Companhia Telefônica de Arapiraca, da Rádio Novo Nordeste e do Lions Club de Arapiraca.

Sua competência na área educacional o a assumir por duas vezes a Secretaria de Educação do Estado de Alagoas, nos governos Theobaldo Barbosa e José Tavares. Foi por 17 anos consecutivos membro do Conselho Estadual de Educação de Alagoas.

Ao tempo em que realizava o trabalho de educador, não se esquvava do exercício do Direito e do trabalho social ao lado dos companheiros Leões e suas Domadoras. Foi conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil, subseccional Arapiraca por 12 anos. Tanto trabalho e desprendimento teria que ser reconhecido. Doutor José Moacir Teófilo recebeu o título de cidadão de Arapiraca; Título de Cidadão de Maceió; Honra ao Mérito da Faculdade de Formação de Professores de Arapiraca, hoje UNEAL; Personalidade do Ano como advogado, em vários anos, Personalidade do Ano como Diretor de Colégio; Comenda Rotary Club de Arapiraca. Conselheiro Benemérito da Ordem dos Advogados do Brasil; e Homenageado com a Medalha Mérito Legislativo da Câmara dos Deputados no ano de 2013; Diploma de Mérito Darcy Ribeiro de Educação 2013 da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.

Tantos trabalhos e honrarias não conseguiram mudar a alma do torcedor vibrante da Associação Sportiva Arapiraquense – ASA. O torcedor que vai a campo, que assiste ao jogo na arquibancada e o torcedor que, também por amor a sua agremiação vestiu a camisa de presidente.

Deixa-me emocionado ver o professor, o jurista, o companheiro leão, o diretor de escola se transformar no meio de uma avenida, com sua simplicidade e sua alegria juvenil, no maestro, no Comandante da Banda do Colégio Bom Conselho de Arapiraca. E sabe o que dá vontade de fazer? Tornar-me menino e dizer para todo mundo: aquele é o meu pai.

Diante de um currículo tão extenso e exemplar, resta-me dizer ao senhor neste dia, meu pai, que para seus filhos Rogério, Ricardo, Rui e Ranieri, o amor é nosso primeiro sentimento; o orgulho, o segundo e a responsabilidade de seguir o seu exemplo é o infinito.

Por tudo isso, em nome do Doutor José Moacir Teófilo, agradeço e aceito a homenagem da Academia Alagoana de Educação.