Arapiraca celebra a f e renova os votos durante Festa da Padroeira.

Mais uma vez, o povo da segunda maior cidade de Alagoas demonstrou que a f uma das foras mais expressivas de sua histria e de sua cultura

Por Ranjelio 03/02/2017 - 10:46 hs
Foto: Ascom/ Arapiraca

Com os pés descalços no asfalto, a dona de casa Bernadete da Costa, de 50 anos, entrega sua vida à virgem Mãe de Deus que seguia logo à frente na procissão que ocorre todos os anos no dia 2 de fevereiro em Arapiraca. É a imagem da Nossa Senhora do Bom Conselho, padroeira da cidade, passando em um andor e abençoando a todos e todas. Sejam eles calçados ou sem peças nas solas.
Nesta quinta-feira (2), mais uma vez, o povo da segunda maior cidade de Alagoas demonstrou que a fé é uma das forças mais expressivas de sua história e de sua cultura, algo que vai perdurar por muito tempo.
“Estou aqui por promessa, por pedido e também por agradecimento. Estou rezando pela minha mãe acamada, que não pôde vir, e por todos nós”, diz ela, debulhando o terço nas mãos, já na metade das seções de ave-marias.
O povo, por sua vez, se instalou nas ruas onde a réplica da imagem da santa iria passar ainda no período da tarde, sendo ela trazida pelos cavaleiros e amazonas saídos do município de Bom Conselho-PE, a reproduzir fielmente o trajeto que o fundador de Arapiraca, Manoel André, havia feito em 1864.
Eles e elas, da Associação dos Criadores de Cavalos de Sela de Arapiraca (Acesa), percorreram cerca de 100km, passando pela cidade de origem, Rainha Izabel-PE, Palmeira dos Índios-AL, Igaci-AL e, enfim, o reduto da padroeira.
“Isso é de uma honra sem precedentes: fazer o mesmo caminho que Manoel André fez é reviver, recriar a própria história de Arapiraca. E executamos isso com muito prazer, muita fé e muito carinho”, coloca o juiz aposentado José Firmino de Oliveira, um dos cavaleiros que fizeram o percurso.
Logo após a entrega da réplica e o cortejo pelas ruas do Centro, a imagem retornou para a frente da Paróquia Concatedral Nossa Senhora do Bom Conselho, no Largo Dom Fernando Gomes, bairro do Centro, onde ocorreu uma missa campal para cerca de 10 mil pessoas.
Na recepção, estavam o prefeito Rogério Teófilo, o bispo diocesano dom Valério Brêda, o bispo dom Hildebrando Mendes e o pároco e padre Antenor Montenegro Jr, além do deputado estadual Rodrigo Cunha e da vereadora e presidente da Câmara, Graça Lisboa.
“Arapiraca floresce no progresso e deve isso às bênçãos diárias da padroeira Nossa Senhora do Bom Conselho. Essas graças se expressam no acolhimento que o povo de Arapiraca tem e pelo caráter empreendedor, sempre visando o melhor para outro”, pontua o prefeito.
A multidão, tomada pelo sentimento de renovação, cantava o hino da santa, ao passo que o bispo diciocesano de Penedo dizia: “Agora temos entre nós quem um dia esteve aqui na Terra em tempos outros, a Mãe de Jesus. Viva Nossa Senhora do Bom Conselho!”, exclama dom Valério Brêda.
O evento teve apoio dos agentes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) para dar maior segurança à movimentação.