Multido comparece ao primeiro dia do Novenrio de Nossa Senhora do Bom Conselho

Por Chrislayne 25/01/2017 - 11:02 hs
Foto: Assessoria

A devoção à Nossa Senhora conduziu centenas de fiéis à Concatedral Nossa Senhora do Bom Conselho, ontem (24), na primeira noite do novenário em homenagem à Santa, que é padroeira da cidade. A celebração deu continuidade ao calendário de festividades, que iniciou no último domingo e  segue até o dia 03 de Fevereiro.

Na noite de ontem, a programação religiosa iniciou com a recitação do Terço e a Ladainha de Nossa Senhora. Na sequência, os fiéis acompanharam o hasteamento das bandeiras, conduzidas pelos padres Antônio Maria e Antenor Montenegro, pelo Prefeito de Arapiraca, Rogério Teófilo, o deputado estadual Ricardo Nezinho e a presidente da Câmara de Arapiraca, a vereadora profª. Graça Lisboa.

A Igreja ficou pequena para receber a multidão que compareceu na noite de ontem. Quem não conseguiu entrar, acompanhou toda a celebração eucarística do lado de fora, pelas imagens de um telão, instalado na frente da Igreja. A Missa foi celebrada pelo padre Antônio Maria, com a presença  de fiéis de muitas paróquias de Arapiraca e de algumas cidades vizinhas.

Devotos de Nossa Senhora do Bom Conselho, numa demonstração de fé, acompanharam atentos e emocionados todo o ritual  da noite,  finalizada com um show do padre Antônio Maria, que apresentou um repertório com diversas músicas conhecidas pelos presentes.

Entre as canções  mais aclamadas , “Pegadas na areia”, “Senhor, eu sei que tu me sondas” e “Noites Traiçoeiras” . Esta última, tirou lágrimas da dona de casa Maria de Lourdes, que confessou estar emocionada em acompanhar tão bela apresentação.

“Eu tenho devoção a Nossa Senhora do Bom Conselho e todos os anos participo dos dias de noventa e da procissão. Já fiz pedidos a ela e fui atendida. Mas este ano, só venho agradecer. E está sendo um presente acompanhar o show do Padre Antônio Maria, que sempre acompanho pela televisão”, declarou Maria de Lourdes.

A participação das festividades de Nossa Senhora do Bom Conselho é tradição no município. Um exemplo é o casal Daniel dos Santos e Adriana Pereira dos Santos, que estavam acompanhados da filha de 8 anos. Eles contam que guardam boas lembranças de quando eram crianças e acompanhavam suas famílias na festa da padroeira.

“Aguardava com ansiedade pelas festividades. Eu e meus irmãos vínhamos acompanhados por meus pais para a novena, a procissão e, no final, passeio no parque de diversões. Hoje trago a minha filha. Os tempos são outros, mas acho importante manter essa tradição de fé”, explicou Daniel dos Santos.

Para o Padre Antônio Maria, que exerce o sacerdócio há 40 anos, o contato com o povo, especialmente o povo simples, em suas caminhadas, aumenta a sua fé. “Eu preciso renovar a minha fé. E o contato com o povo, especialmente o povo simples. Para eles, a fé é mais simples. Não é uma fé racional, é uma fé amorosa, de coração. E me faz muito bem. Eu sempre rezo o terço na TV Aparecida e há um momento em que acendo uma vela, a vela da fé, e convido os telespectadores a fazerem em casa. E sempre pedi o mesmo que os  apóstolos: Senhor, eu creio, mas aumentai a minha fé”, explicou o Padre Antônio Maria.

O Padre ainda explica sobre a fé na padroeira de Arapiraca. “Nossa Senhora do Bom Conselho é um título dado à Nossa Senhora. E os títulos são sempre frutos das nossas necessidades. Em nossa caminhada,encontramos vários tipos de conselhos, mas  precisamos dos bons, por isso o título. E nossa Senhora nos dá  bons conselhos. E o maior deles: Fazer tudo o que Jesus nos diz”, completou o padre.

A noite de ontem foi encerrada como show do Padre Antônio Maria. Mas a programação da Padroeira segue até o dia 03 de fevereiro. Diariamente, as celebrações são iniciadas às 18h30min, com a  Recitação do Terço e Ladainha de Nossa Senhora, celebração Eucarística, apresentação musical e quermesse.

Por:  Assessoria