Saúde na escola: Arapiraca leva ações de saúde para alunos da rede pública.

A escola é considerada a segunda casa de crianças e adolescentes.

Por Ranjelio 03/12/2021 - 08:12 hs
Foto: Assessoria

A escola é considerada a segunda casa de crianças e adolescentes. É lá onde são adquiridos conhecimentos importantes para todos os âmbitos da nossa vida.

Diante disso, é importante que a saúde dos alunos seja priorizada para garantir a qualidade da aprendizagem. Esse é o principal objetivo do Programa Saúde na Escola, promovido pela Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde.

A iniciativa tem como principal premissa, levar ações de orientação aos estudantes das redes Municipal e Estadual. Dentre os serviços ofertados estão: orientação sobre alimentação saudável; prática de atividades físicas; atividades que ajudem nas relações interpessoais; conscientização sobre a necessidade de uma vida saudável; e estimulação de atitudes de promoção da saúde.

De acordo com a coordenadora de Promoção à Saúde de Arapiraca, Fátima Ramalho, o programa é muito importante, pois melhora a qualidade de vida de crianças que, muitas vezes, não tem acesso facilitado a esses serviços.

“Temos levados diversas ações importantes para ampliar o acesso à saúde nas instituições de educação pública, como consultas médicas, de enfermagem, com nutricionistas, dentistas, e muito mais”, explicou Fátima.

Além disso, as equipes do município também levam ações voltadas para o combate à dengue, Covid-19, alcoolismo, tabagismo, e muito mais.

As ações promovidas nas escolas acontecem em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Esporte, 5 Gerência Regional de Educação (5ª Gere) e com as Unidades Básicas de Saúde próximas à instituição de ensino.