Hemoal Arapiraca promove campanha e vai sortear camisa e bon oficiais do ASA

Por Chrislayne 13/09/2021 - 16:31 hs
Foto: Reprodução
Hemoal Arapiraca promove campanha e vai sortear camisa e bon oficiais do ASA
Camisa oficial do ASA

A partir desta segunda (13), a Unidade Arapiraca do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) promove a Campanha Torcedor Sangue Bom. Por meio da iniciativa, os doadores estarão concorrendo ao sorteio de uma camisa e de um boné oficiais da Agremiação Sportiva Arapiraquense (ASA), que completa 69 anos de fundação no dia 25 deste mês, data em que o vencedor será anunciado.

Além do sorteio da camisa e do boné oficial, os voluntários recebem um encaminhamento para plotar o carro com um adesivo em comemoração aos 69 anos de criação do time. Para isso, foi firmada uma parceria com a Agência A5VC, situada em Arapiraca.

Com a Campanha Torcedor Sangue Bom, a Supervisão do Hemoal Arapiraca espera estabilizar o estoque de sangue para atender a demanda de transfusões da II Macrorregião de Saúde. Isso porque, além de atender a demanda transfusional dos hospitais e maternidades arapiraquenses, o hemocentro fornece hemocomponentes para os moradores de mais 45 municípios do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco.

Para a supervisora do Hemoal Arapiraca, Aurélia Fernandes, a parceria com o ASA irá estimular os torcedores do alvinegro a expressarem o amor pelo time de uma forma solidária. “Os torcedores do ASA sempre atendem ao chamado do clube e, nesta ação, esperamos contar, mais uma vez, com a ajuda dos arapiraquenses, que têm o privilégio de contarem com o maior clube de futebol do interior de Alagoas”, salientou.

Critérios – Para se candidatar à doação de sangue no Hemoal Arapiraca, que funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 12h e das 13 às 17h30, o voluntário deve ter boa saúde, estar portando um documento de identificação com foto e usando máscara. É necessário, ainda, ter idade entre 16 e 69 anos e peso mínimo de 50 quilos.

No caso dos menores de 18 anos, é exigido comparecer ao Hemoal Arapiraca acompanhado dos pais ou responsáveis legais, portando os documentos originais. Portaria do Ministério da Saúde (MS) estabelece que as pessoas que contraíram hepatite após os 11 anos de idade, além de sífilis, Aids e doença de Chagas, ficam impedidas de doar sangue.

Covid-19 – Caso o candidato à doação de sangue foi infectado pelo novo coronavírus, há impedimento para doar sangue pelo período de 30 dias, contados após a recuperação. Mas, se o voluntário teve apenas contato com uma pessoa infectada e não apresentou sintomas da Covid-19, basta aguardar 14 dias.

Ainda conforme portaria do MS, os voluntários que tenham sido vacinados contra a Covid-19, devem aguardar um intervalo para doar sangue. No caso da vacina CoronaVac, a doação só deve ocorrer após 48 horas e, no caso dos imunizantes AstraZeneca, Pfizer e Janssen, o intervalo é de 7 dias.

Ainda quanto às proibições para doar sangue, as mulheres ficam impedidas se estiverem grávidas ou amamentando. Para repetir a doação, os homens devem aguardar dois meses, enquanto as mulheres devem respeitar um intervalo de três meses. Caso o voluntário tenha feito uma tatuagem, maquiagem definitiva, micropigmentação ou colocado um piercing, só pode doar sangue após 12 meses.

Por:  Assessoria