Resumo Novela “O Salvador da Pátria”: resumo dos próximos capítulos.

O Salvador da Pátria passa no Canal VIVA de Segunda á Sábado às 14:30h e reapresentação 00:45.

Por Ranjelio 01/04/2019 - 22:15 hs
Foto: Ilustração

RESUMO O SALVADOR DA PÁTRIA – capítulo 157, segunda, 11 de outubro

Marina desliga o telefone e fica histérica. Dinah chama Lauro e Ângela insiste em ir junto para saber o que houve. Marina expulsa Ângela de sua casa e a culpa por tudo o que está acontecendo a João. Clotilde veste o vestido de noiva de Rafaela e finge que está se casando com Sassá. Lauro pede à loura que não deixe João morrer, mas ela lhe diz que não tem poder para isto. Rafaela fica furiosa quando acha seu vestido todo amassado, Plínio lê para Marina um anúncio de jornal, comunicando a morte de João.

RESUMO O SALVADOR DA PÁTRIA – capítulo 158, terça, 12 de outubro

Ângela também vê o anúncio e fica desesperada, Quinzote avisa a Sassá que podem estar querendo passá-lo para trás e ele leva os livros da prefeitura para Clotilde ver, Bárbara comunica a Gilda que ela não é mais diretora da fábrica. Sidney avisa a Tomaz que quem vai matar João é ele. Clotilde descobre que Sidney gastou demais. Sassá o despede. Na fronteira, João mostra o passaporte com o nome Miro Ferraz. Ele e o verdadeiro Miro saem do carro e João confessa que seu passaporte é falso e que roubou um avião.

RESUMO O SALVADOR DA PÁTRIA – capítulo 159, quarta, 13 de outubro

O guarda da fronteira checa a informação sobre o roubo. Rafaela aceita se casar com outro vestido. Sassá exige que Severo lhe dê a chave do apartamento para ficar lá durante o casamento. Os guardas prendem João. Verônica conta a Lauro o que aconteceu e ele dá a notícia a Ângela e Marina. Marina pede a Bárbara que retire a queixa do roubo do avião. Verônica consegue outra chance para João. João chega a Tangará, vai procurar Marina na Fazenda Matão e encontra a loura, Miro e alguns capangas.

RESUMO O SALVADOR DA PÁTRIA – capítulo 160, quinta, 14 de outubro

Verônica conta a João que ele vai ter uma nova chance mas que, se fizer alguma coisa Dinah, que faz parte da organização, mata Marina. Tomaz e a loura explicam tudo a Marina e mandam João trazer a filha de volta. Sassá nomeia Clotilde para a vaga de Sidney. João pede a Ângela que traga Regina de volta, Severo fica preocupado porque ninguém de Brasília vai ao casamento. Zezé chega vestida de noiva, Juca manda um caixão com uma foto de Marlene a Severo e diz que ela vai ser publicada no jornal.

RESUMO O SALVADOR DA PÁTRIA – capítulo 161, sexta, 15 de outubro

Gilda e Severo escondem o caixão e rasgam a foto Os poucos convidados do casamento vão embora. Bárbara convida Clotilde e Sassá para um jantar de desagravo a Severo. Rafaela repele Régis e ele sai para encontrar Zezé. Gilda e Severo recebem o jornal com a foto dele e Marlene na primeira página. Sérgio é demitido e exige que a mãe lhe cancele a demissão ou contará aos jornais o caso do pai com Marlene. Gilda pede a Sassá para readmitir Sérgio. Ele se nega e avisa que vai reabrir o processo da estrada.

RESUMO O SALVADOR DA PÁTRIA – capítulo 162, sábado, 16 de outubro

Bárbara conta a Severo que organizou um jantar de desagravo para ele e que vai a Brasília convidar os políticos. Sassá despede Ciro. Regina volta. João vai pegá-la, mas Ângela não a deixa ir. A organização não gosta e exige que ele a pegue. Rafaela não consegue dormir com Régis. Alice nota que Cássio está apaixonado por Camila. João leva Regina e Ângela para a fazenda. Sassá pede a Marina para ajudá-lo a trazer Lauro e Nilo de volta para a prefeitura. Gilda encontra Marlene, que está com quatro meses de gravidez.

RESUMO O SALVADOR DA PÁTRIA – capítulo 163, segunda, 18 de outubro

Gilda fica satisfeita ao ver que Marlene está grávida e lhe explica o que terá que fazer. Bárbara vai para Brasília com uma lista de nomes para contato preparada por Gilda. Regina conta a Alice que Paulo se casou. Alice fica arrasada. Nilo e Lauro só concordam em voltar a trabalhar para Sassá se ele apresentar um plano de governo. Camila vai para São Paulo ficar com Cássio. Marlene diz a Clotilde que o filho que espera é de Sassá e pede que a ajude a fazê-lo assumir. Marlene exige que Sassá assuma seu filho.

RESUMO O SALVADOR DA PÁTRIA – capítulo 164, terça, 19 de outubro

Jaime, Clotilde e Fidélis acreditam na história de Marlene e Sassá fica revoltado. Só Gilda acredita que ele não teve nada com Marlene. Camila confessa à mãe que se apaixonou por Cássio. Alice se lembra de Paulo na hora em que vai dormir com Cássio e lhe conta a verdade. Marina resolve procurar João e Dinah avisa a Tomaz. Este obriga João a sair de casa. João telefona para Marina e pede que ela vá embora, porque Regina está correndo perigo. Sassá desfaz seu casamento com Clotilde e sai da fazenda.

RESUMO O SALVADOR DA PÁTRIA – capítulo 165, quarta, 20 de outubro

Clotilde vai para o sítio de Quinzote. Alice fica em São Paulo para se distrair. Sassá chama Marina para ajudá-lo na prefeitura. Ângela sai com Regina. Tomaz vai para a casa de Marina como garantia da volta de Regina. Ângela manda João se encontrar com ela para dizer o que está acontecendo ou ela some com a filha. Sassá procura Marina, mas ela não pode falar com ele. Ângela mantém João preso até ele contar o que ela quer. A loura diz a Marina que João fugiu com Ângela e a filha e que quem vai pagar é ela.

RESUMO O SALVADOR DA PÁTRIA – capítulo 166, quinta, 21 de outubro

A loura e Tomaz levam Marina para a fazenda de João para matá-la. Miro chega à casa de Ângela com Regina. João, Miro e Regina saem. Régis e Rafaela voltam e ela confidencia à mãe que seu casamento não se consumou. Ângela chega histérica à fazenda de João, procurando Regina. Marina é libertada. João conta parte da verdade a Ângela. Juca marca um encontro com Severo no Rio de Janeiro. Clotilde passa mal e Lauro a proíbe de trabalhar. No Rio, Severo é levado para uma mansão e fica aguardando numa sala.

RESUMO O SALVADOR DA PÁTRIA – capítulo 167, sexta, 22 de outubro

Sassá reúne antigos amigos, que enumeram suas necessidades. Lauro opera o pai da loura e o chefe da organização não gosta. Alice volta feliz e acha Camila triste. Camila procura Cássio e ele diz que está interessado em Alice. Severo chega a Tangerá e revela a Gilda e Bárbara que Juca está vivo e vai voltar. Na rádio, Juca pede desculpas a Severo. Este dá uma carta de Juca a Marina, autorizando-a a voar com João. Severo conta só a Gilda que Juca disse que ele vai ser o próximo Presidente da República.

RESUMO O SALVADOR DA PÁTRIA – capítulo 168, sábado, 23 de outubro

Gilda fica perplexa. Marina, intrigada, dá a carta que recebeu a Lauro. Severo explica a Gilda que ele vai ser indicado para vice de um candidato a Presidente. Depois, essa sofrerá um atentado e Severo assumirá a presidência. A loura identifica a assinatura da carta como sendo de Juca. Severo recebe o telefonema de um Ministro, dizendo que vai ao jantar que ele está promovendo. Clotilde pede a Marina e seus amigos que apoiem Sassá antes que Severo o faça. Gilda fala com Juca pelo telefone e pede para vê-lo.

RESUMO O SALVADOR DA PÁTRIA – capítulo 169, segunda, 25 de outubro

Os boias-frias recebem de Sassá café com leite e pão com manteiga. Marlene pede mais dinheiro a Gilda, mas ela não dá. Gil dá seu apoio a Sassá. Severo mostra a Gilda o depósito de um milhão de dólares que Juca fez para a sua campanha. Ângela tenta se reconciliar com João e ele lhe confessa que só está afastado de Marina por imposição da organização. Marlene conta a verdade a Clotilde em troca do colar de esmeraldas. Clotilde vai para o hospital ter o bebê. Ricardo pede a Sassá que se afaste de Clotilde.

RESUMO O SALVADOR DA PÁTRIA – capítulo 170, terça, 26 de outubro

Sassá pede um tempo para pensar. Jaime chama Sassá à delegacia, porque prendeu Marlene. Esta conta a Sassá o que disse a Clotilde e ele pede que ela lhe venda o colar. Sassá promete a Gilda ir ao jantar de Severo, desde que ela lhe dê o dinheiro do colar. Sassá pede a Ricardo para devolver o colar a Clotilde. Juca manda Marina ir ao jantar de Severo. Em troca, deixará que ela passe a noite com João. No jantar, Sassá resolve fazer um discurso e conta que Marlene esperava um filho de seu amante, Severo.

RESUMO O SALVADOR DA PÁTRIA – capítulo 171, quarta, 27 de outubro

Para encerrar, Sassá diz que não matou Juca e Marlene. Depois, ele e Marina vão embora com seus seguranças. A TV Ouro Verde mostra tudo. Marina vai à fazenda, mas Thomaz lhe diz que o encontro foi cancelado porque ela deu apoio a Sassá. Sidney avisa a Marina que ela deve declarou que apoia Severo. Marina se recusa. Gilda oferece a Molino Blanco para Sassá sumir do País. Ele não aceita. Gilda pede a Clotilde para fazer Sassá sair da cidade, porque sua vida corre perigo. Juca manda Miro eliminar Sassá.

RESUMO O SALVADOR DA PÁTRIA – capítulo 172, quinta, 28 de outubro

Clotilde liga para Sassá, mas ninguém atende. Miro também não o encontra. Tomaz pergunta a Marina onde ele está. Ela não sabe. Sassá dorme na Igreja e, de manhã, dá uma entrevista à TV, reafirmando o que disse. Miro assiste a tudo no estúdio. Alguém atira, mas não acerta Sassá. Jaime é afastado da delegacia e Plínio é chamado de volta. Sidney avisa a Severo que Juca quer vê-lo. Marina pede a Severo que ajude João. Ele promete ajudá-la desde que ela faça Sassá se calar. Sassá sai nos principais jornais País.

RESUMO O SALVADOR DA PÁTRIA – capítulo 173, sexta, 29 de outubro

Clotilde sai do hospital e Ricardo tenta convencê-la a voltar para ele. Sassá explica aos fazendeiros e empresários o que quer e eles concordam em ajudá-lo provisoriamente. Severo sai da casa onde foi ver Juca e Gilda entra. Severo conta a Gilda que vai fundar a Sociedade de Amigos de Juca. Tomaz avisa a João que ele vai decolar em três dias. Depois, ele diz a Marina o dia do voo, mas conta que ela não vai. Um caminhão anuncia a fundação da Sociedade. Sassá chama Cássio para ajudá-la no processo da estrada.

RESUMO O SALVADOR DA PÁTRIA – capítulo 174, sábado, 30 de outubro

Camila começa a trabalhar com Cássio e Alice fica com ciúme. Sassá dá entrevista a uma revista. O pai da loura sai da UTI. Clotilde volta a trabalhar na prefeitura. Plinio marca a data do casamento. Bárbara consegue uma reportagem sobre Severo numa grande revista. Cássio conta a Sassá que o processo prescreveu. Ricardo pede a Sassá para não deixar Clotilde trabalhar na prefeitura. Miro e Dinah se encontram num hotel. Marina pede a Tomaz que convoque todos os membros da organização para uma reunião.

RESUMO O SALVADOR DA PÁTRIA – capítulo 175, segunda, 01 de novembro

Tomaz tenta mandar Marina embora e Ângela percebe que levaram Regina. Miro e Dinah chegam à fazenda. Marina descobre quem ele é e que Dinah faz parte da organização. Rafaela e Régis consumam seu casamento. Tomaz deixa Marina e João passarem a noite juntos e, depois, a proíbe de sair da fazenda. Camila vai ver a mãe e ela lhe pede para ir embora. Camila procura Lauro, mas ele não sabe o que está acontecendo. Dinah avisa a Marina que, se Camila ou Alice desconfiarem de alguma coisa, mata as duas.

RESUMO O SALVADOR DA PÁTRIA – capítulo 176, terça, 02 de novembro

Marina avisa que, se mexerem com suas filhas, ela se vingará. Camila se oferece para ajudar Cássio a escrever o livro sobre Sassá. Este monta um enorme fogão para esquentar a comida dos boias-frias. Severo dá uma geladeira a uma mulher pobre. Sidney manda João e Marina arrumarem suas coisas para a viagem. João e Marina exigem ver as filhas ou não decolam. Eles os deixam ver as filhas, mas só por poucos minutos. A loura chama Lauro ao Rio para testemunhar sua denúncia sobre o avião para a polícia.

RESUMO O SALVADOR DA PÁTRIA – capítulo 177, quarta, 03 de novembro

Sidney, Marina, João e Miro vão para o local da decolagem. Tomaz avisa a Sidney sobre a denúncia e todos voltam para casa. Sassá despede Clotilde da prefeitura. Clotilde acusa Ricardo de separá-la de Sassá. Lauro encontra o pai da loura morto em sua casa. Sidney manda trazerem Regina para os pais e deixa Marina voltar para casa. A revista a que Severo deu uma entrevista publica uma reportagem difamando-o. Gilda culpa Bárbara por isso. Sassá é avisado de que vão fazer um programa de TV sobre a sua vida.

RESUMO O SALVADOR DA PÁTRIA – capítulo 178, quinta, 04 de novembro

Os repórteres entrevistam Sassá e vários de seus amigos. Marina é obrigada a fazer um empréstimo para cobrir o desfalque que Dinah deu em sua fábrica. Lauro conta à loura sobre a morte de seu pai. Ricardo vai embora, mas avisa a Clotilde que vai lutar pela custódia do filho. Severo diz a João que seu irmão quer que elo venda tudo o que tinha e doe o dinheiro à Sociedade de Amigos de Juca Pirama. João, Ângela e Tomaz fingem que Regina está passando mal, para ela poder fugir com a mão, e chamam Lauro.

RESUMO O SALVADOR DA PÁTRIA – capítulo 179, sexta, 05 de novembro

Lauro leva Ângela para ver Regina. Elas saem pela porta dos fundos do hospital e fogem para a casa da loura no Rio. João confessa a Miro que armou o plano de fuga. Miro segue Lauro e pega Ângela e Regina. Ângela avisa a João o que aconteceu e Tomaz o aconselha a negociar com a organização. Esta exige que João doe todos os seus bens à Sociedade de Amigos de Juca, e ele o faz. Severo anuncia a doação e avisa que as terras serão dadas aos pobres. Gilda dá mais dinheiro a Severo e Bárbara o parabeniza.

RESUMO O SALVADOR DA PÁTRIA – capítulo 180, sábado, 06 de novembro

A noticia sobre a doação de Severo sai no jornal. Sérgio briga com o pai, porque ele não lhe deu a fazenda. Marina acusa Severo de ter usado de doação para tomar a fazenda de João e ele a manda não se meter ou não a deixará viajar com João. O advogado de Ricardo ameaça Clotilde. Lauro conta isto a Sassá. Cássio se declara para Camila a rompo com Alice. Sassá diz que vai ajudar Clotilde a cuidar do bebe e manda o advogado embora. Sérgio e Sílvia se separam. Sassá leva Clotilde para passar a noite com ele.

RESUMO O SALVADOR DA PÁTRIA – capítulo 181, segunda, 07 de novembro

Clotilde dorme com Sassá. Todos em Tangará assistem ao programa de TV sobre ele. Severo se irrita e vai para a casa de Gilda. Ela tenta animá-lo, mas Severo acha que perdeu o prestígio. Clotilde se muda com Bruno para o hotel de Sassá. Este recebe um telegrama de Pelé, congratulando-o. Sassá telefona a Pelé, pedindo que forme um time de crianças em Tangará. Jaime convoca Sassá para uma reunião na rádio. Cássio pede Camila em casamento. Sassá vai à rádio e recebe a mensagem de que Juca quer vê-lo.

RESUMO O SALVADOR DA PÁTRIA – capítulo 182, terça, 08 de novembro

Sassá se recusa a encontrar Juca e sai. Hermínio revela a Severo que vão votar sua cassação. Dirceu e Zezé resolvem namorar. A loura procura Lauro e o convence de que não entregou Ângela e Regina para a organização. Marina tenta consolar Alice, que sente falta de Paulo. Quando a loura se despede de Lauro, alguém atira nela e a mata. Lauro vai para o clube, esmurra Sidney e promete se vingar. Pelé chega a Tangará para fundar um time de futebol infantil. Hermínio conta a Severo que seu mandato foi cassado.

RESUMO O SALVADOR DA PÁTRIA – capítulo 183, quarta, 09 de novembro

Severo sai para procurar apoio em Gilda. Bárbara confessa ao avô que vai deixar Severo. Este se recusa a dar entrevistas. Jaime pede a Sassá para se encontrar com Juca. Severo sai de casa. Sidney reúne João e Marina, comunica o dia da viagem e lhes entrega o plano de vôo. João exige ver Regina antes de decolar. Sérgio volta para buscar Sílvia e o filho para morarem com ele em São Paulo. Bárbara diz ao avô que vai voltar para Paris. Marina inaugura a fábrica. Paulo chega para a festa e vai falar com Alice.

RESUMO O SALVADOR DA PÁTRIA – capítulo 184, quinta, 10 de novembro

Miro e Tomaz mandam João arrumar a mala para a viagem e Dinah busca Marina na fábrica. Paulo confessa a Alice que a ama. Sidney convence Severo a se encontrar com Juca, para que juntos convençam Sassá a ajudá-los, Marina se despede das filhas e é levada para a mansão no Alto da Boa Vista. Sassá resolve ver Juca. João encontra a filha e logo depois é levado para conhecer o resto da tripulação. Ricardo diz a Clotilde que não vai mais tomar o filho dela. Sassá vai para a mansão e, ao ver alguém entrar na sala, sorri.

RESUMO O SALVADOR DA PÁTRIA – capítulo 185, sexta, 11 de novembro

Severo entra e revela a Sassá que a organização quer investir nele. Desinteressado, Sassá insiste em ver Juca. Gilda chega à mansão. Sidney a recebe e a leva para a mesma sala onde estão Severo o Sassá. Camila confessa a Lauro que está preocupada com a mãe e ele resolve ir para o Rio. Marina e João se juntam aos outros na sala. Todos esperam o chefe. Gil e Décio vão para a casa de Hermínio e não o acham. Todos ficam surpresos ao saber que a chefe da organização é Bárbara. Ela conta que Juca Pirama realmente morreu e que tudo não passava de uma fachada para ela manipular a todos, e que as mensagens dele eram transmitidas através de um imitador. Bárbara conta que Dinah trabalha com eles há muito tempo e faz uma proposta a Sassá. Dinah leva Clotilde e Bruno para passar o dia com ela na fazenda. Jaime conta, com detalhes, como matou Juca Pirama e Marlene.

RESUMO O SALVADOR DA PÁTRIA – capítulo 186, sábado, 12 de novembro

Ele confirma que também matou Neco Carranca, como queima de arquivo. Bárbara reafirma sua proposta a Sassá. Bárbara sai da sala e dá de cara com a imprensa, chamada por Gilda. Lauro vê o boeing ser carregado. Miro se junta a Jaime e Sidney, enquanto João e Marina embarcam. Sassá manda Plínio procurar Dinah e, em seguida, denuncia o voo da organização pela TV. A polícia chega e ocorre uma troca de tiros. Lauro ajuda os policiais. Sidney morre. Jaime e Roberto se entregam. Dinah recebe um telefonema e pega Clotilde como refém. Plínio chega e a prende. Bárbara tenta embarcar para Paris, mas é interceptada por um policial. João se despede de Ângela e Regina, que vão embora de Tangará. Severo devolve a fazenda de Quinzote. Severo volta para Gilda, mas já paquerando a nova empregada da casa. João e Marina se beijam. O povo faz uma festa para Sassá Mutema. Fim.

*O resumo de O Salvador da Pátria é disponibilizado pelo Canal VIVA e pode sofrer alterações de acordo com a edição realizada pela emissora.