Idoso vai realizar teste de Covid-19 e morre na Central de Triagem de Arapiraca

Joo Aprgio tinha 73 anos

Por Chrislayne 20/11/2020 - 13:14 hs
Foto: Jânio Barbosa / 7Segundos
Idoso vai realizar teste de Covid-19 e morre na Central de Triagem de Arapiraca
Idoso vai realizar teste de Covid-19 e morre no Centro de Triagem de Arapiraca

Um idoso faleceu na madrugada desta sexta-feira (20) após realizar o teste rápido para Covid-19 e testar positivo. O idoso começou a passar mal e morreu dentro da Central de Triagem Iza Castro, localizado no Ginásio João Paulo II, no Centro de Arapiraca.

De acordo com as primeiras informações, o idoso, identificado como João Aprígio, 73 anos, mora em Arapiraca, e já estava com os sintomas da doença há vários dias mas resistia em vir fazer o teste para atestar ou não se estava contaminado pelo coronavirus. 

A equipe de profissionais do Centro de Triagem teria realizado os primeiros socorros mas o idoso não resistiu e faleceu.

Após a confirmação do óbito todos os procedimentos de segurança, como isolar o corpo em um saco plástico, foram adotados para que o corpo fosse liberado para o sepultamento.

 

A secretária de Estado da Saúde, enviou nota oficial sobre o caso: 

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informa que, na madrugada desta sexta-feira (20), por volta de 1h25, a Central de Triagem Iza Castro, localizada em Arapiraca, atendeu o paciente J.A.S., de 73 anos, levado por sua família em busca de atendimento para a realização do teste rápido para diagnóstico positivo ou negativo de Covid-19.

Ainda na triagem, o paciente apresentava sintomas de infarto grave e a família foi orientada pela equipe médica a encaminhá-lo para o Hospital Regional de Arapiraca com vistas a um serviço de maior suporte e por ser referência no atendimento, no entanto houve recusa por parte da família.

Conforme relatório médico da Central de Triagem Arapiraca, o paciente foi atendido, passou pelo teste rápido, com resultado positivo para Covid-19 e sua saturação estava em 64%. A equipe médica, novamente, informou à família do paciente que ele precisava ser encaminhado ao hospital, de forma urgente, por conta do quadro clínico que estava apresentando. Os familiares ainda informaram à equipe da Central de Triagem que o paciente tinha comorbidades como hipertensão e diabetes.

De imediato, a Central de Triagem acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), com base em Arapiraca, para a realização do socorro e encaminhamento ao hospital. Em paralelo ao chamado ao Samu, os médicos plantonistas da Central de Triagem colocaram em prática o procedimento de Reanimação Cardiopulmonar (RCP), mas não houve êxito e o óbito foi constatado.

A Central de Triagem reitera que colocou em prática todos os procedimentos para atender o paciente J.A.S., assim que chegou ao local. Reforça, ainda, ter comunicado à família sobre a necessidade de levá-lo ao Hospital Regional de Arapiraca para maior suporte em decorrência do quadro de infarto grave que apresentara. Por fim, a Central de Triagem lamenta o óbito do paciente e se solidariza com a família.

Veja a matéria original.