Aps reviravoltas judiciais, Luciano Barbosa vence as eleies em Arapiraca.

Eleito prefeito, Barbosa deixa de ser vice-governador e mantm briga com Renans na Justia.

Por Ranjelio 15/11/2020 - 23:11 hs
Foto: Assessoria

Após indefinições e reviravoltas jurídicas, as urnas sagraram o retorno de Luciano Barbosa (sem partido) à prefeitura de Arapiraca. Com uma diferença de votos significativa em relação à atual prefeita Fabiana Pessoa, Barbosa chega ao terceiro mandato como prefeito de Arapiraca.

Apesar da vitória de hoje, Luciano Barbosa continua brigando na justiça para ter seu registro de candidatura validado pela Justiça Eleitoral. Ele foi expulso do MDB pelas executivas estadual e federal, que movem ações com o objetivo de anular os efeitos da convenção partidária em que a chapa encabeçada por ele e por Ruth Pereira (PL) foi escolhida para a disputa das eleições. 

Outra ação movida pelo MDB pede a impugnação da candidatura do vice-prefeito com base na lei eleitoral que determina que os candidatos devem estar filiados ao partido político no mínimo seis meses antes da votação. A defesa de Barbosa afirma que a convenção aconteceu dentro da legalidade e que no momento do registro da candidatura, Luciano Barbosa estava devidamente filiado ao MDB.

Com as ações em tramitação, a 55ª Zona Eleitoral e o Tribunal Regional Eleitoral decidiu que o nome de Luciano não poderia constar nas urnas. A decisão chegou a levar à formação de uma força-tarefa de técnicos para reprogramar as urnas de Arapiraca, mas na última quinta-feira, o Tribunal Superior Eleitoral, por 4 votos a 3, determinou que o nome de Luciano Barbosa poderia constar na urna, mesmo sob júdice.

De acordo com informações, o andamento dos processos possivelmente não causa interferência na diplomação ou posse de Luciano Barbosa, caso não seja decidida antes desses prazos.