Veja um breve perfil dos sete candidatos a prefeito por Arapiraca.

Nas ltimas eleies de 2016, apenas quatro candidatos disputaram a eleio no municpio.

Por Ranjelio 15/11/2020 - 07:06 hs
Foto: Ilustração

Nas eleições deste ano, sete candidatos a prefeito por Arapiraca dividem os votos dos Arapiraquense. Em 2016, foram apenas quatro candidatos e os eleitores tiveram menos opções para escolher o gestor da segunda maior cidade de Alagoas.
Em 2020, os arapiraquenses têm quase o dobro do número de candidatos, e portanto, haverá mais divisão na contagem dos votos.
Se você, eleitor, ainda está indeciso em qual dos sete candidatos você vai votar para prefeito de Arapiraca, abaixo há uma breve descrição dos candidatos. 

Claudio Canuto 

Claudio Canuto tem 45 anos é advogado, empresário e professor universitário. Claudio Canuto tem como candidato a vice-prefeito, o professor José Edson. Ele é candidato pelo Patriota (51).

 

Fabiana Pessoa

A candidata pelo partido republicanos tem 40 anos, é a segunda mulher a exercer o cargo de prefeita em Arapiraca. Foi vereadora de 2012 a 2016, quando se candidatou na condição de vice-prefeita do Município.
Fabiana Pessoa é esposa do deputado federal Severino Pessoa.

Gilvânia  Barros

Gilvania Gomes Barros Pereira  obteve seu primeiro mandato em 2004 , sendo reeleita em 2008. Em 2012 foi reconduzida à Câmara perfazendo um total de 3 mandatos consecutivos.
Foi ex-presidente do PMDB Mulher em Arapiraca e exerceu a liderança do PMDB na Câmara Municipal na gestão do Prefeito Luciano Barbosa.

Hector Martins 

Hector Martins é mais novo de todos os candidatos, tem 35 anos, é advogado e já foi eleito por duas vezes presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, na subseção Arapiraca. Hector Martins que é candidato pelo partido Cidadania (23), também já exerceu o cargo de sub-procurador municipal de Arapiraca na segunda gestão da então prefeita Célia Rocha.

Lindomar Ferreira 

Lindomar Ferreira de Queiroz, tem 38 anos, é empresário e tem como candidata para concorrer como vice, Alice Kelly da Silva Santos, sobrinha da ex-deputada federal Ceci Cunha.
O candidato a prefeito é presidente do diretório municipal do Psol em Arapiraca e chegou a concorrer para o mesmo cargo nas eleições municipais de 2016.

Luciano Barbosa

O candidato Luciano Barbosa foi secretário de Educação da Prefeitura de Arapiraca no governo Severino Leão (1993/1996); secretário de Finanças e de Saúde da Prefeitura de Arapiraca na administração da prefeita Célia Rocha (1997/2004), secretário estadual dos Transportes e Obras e de Administração do governo de Divaldo Suruagy (1995/97) em Alagoas, atuando ainda como coordenador do Programa de Desligamento Voluntário (PDV) no momento em que o estado enfrentava uma séria crise financeira, com salários dos servidores atrasados em até nove meses, e secretário de Planejamento e Orçamento do Ministério da Justiça na gestão do senador Renan Calheiros, em 1999.
Foi ministro da Integração Nacional, de 5 de junho de 2002 a 1 de janeiro de 2003, quando foi sucedido por Ciro Gomes. Foi prefeito do município alagoano de Arapiraca, o segundo maior do estado de Alagoas, cargo para o qual foi eleito em 2004 e reeleito em 2008.

Em 26 de janeiro de 2009 foi eleito em chapa única presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), em votação que reuniu a maioria dos prefeitos do Estado.
Em 2015, tornou-se vice-governador de Alagoas em chapa com Renan Filho (MDB). Nas eleições de 2018, se reelegeu para vice-governador de Alagoas.

Tarcizo Freire 

O candidato Tarcizo Freire tem 61 ano, bacharel em Direito, e prestou concurso para a Polícia Militar em 1983 e, em 1985, recebeu a graduação de cabo combatente. Exerceu também o cargo de subdelegado de Jaciobá, pelo período de dois anos.

Em 2007, fundou o Complexo Multidisciplinar de Equoterapia Tarcizo Freire, entidade sem fins lucrativos com foco na área da saúde. Tarcizo Freire tem 23 anos de vida pública, sendo 18 anos como vereador por Arapiraca e cinco anos como deputado estadual.