Instituto Marta Lopes, de Arapiraca, dar incio a atividades educacionais e esportivas para crianas.

Por Ranjelio 04/09/2020 - 22:13 hs
Foto: Assessoria

Inaugurado em 2014, o Instituto Marta Lopes comemora a aprovação, em Brasília, do projeto Elo Social, que visa atender crianças e jovens entre 5 e 16 anos com a promoção de atividades educacionais e esportivas. A conquista aconteceu em maio, após quase  seis meses de lutas e diálogos com o Ministério da Cidadania, em Brasília.

A boa nova foi trazida pelo vereador Thiago ML, um dos entusiastas do projeto e que foi um dos articuladores de sua aprovação, junto ao Senador Fernando Collor. “ A proposta estava lá no Ministério desde o dezembro de 2019 para análise, mas a pandemia atrasou um pouco o processo. Felizmente houve avanços e o projeto já poderá ser executado”, falou o parlamentar. “ O Instituto deve muito dessa conquista ao empenho do senador e de sua equipe de assessores, que não pouparam esforços. O resultado será revertido em oportunidades de aprendizado para nossas crianças”, falou a coordenadora técnica do Instituto, Jesebel Cintra.

CIDADANIA

O projeto visa contemplar cerca de 520 crianças com uma jornada duplo integrativa. O projeto, segundo Jezebel, tem como princípio  atender crianças com prevenção a violência sexual e desencorajar o uso de drogas. 

A proposta é dividida em dois módulos, chamados “Marta Lopes - CIDADANIA 1 e 2”. Um deles, destinado inicialmente a meninos, é o Bola de Ouro; o outro, denominado Infância  Feliz, para meninas.

O primeiro contempla aulas de futebol e o segundo com aulas de balé. “Mas ambos têm incluso diversas disciplinas, que integram a vida escolar e os desafios e oportunidades da vida nas comunidades”, falou Guilherme Severino, presidente do Instituto Marta.

As aulas terão início após a fase inicial das inscrições, que se darão na sede da entidade. No total serão contempladas 40 turmas distribuídas em diversos bairros de Arapiraca, alguns que irão ganhar, inclusive, outras sedes do Marta Lopes. “Estamos ansiosos em ver essa turma de crianças aprendendo, se divertindo, muitas delas sem chances de ingressar em cursos, vulneráveis à realidade onde vivem e agora agravadas pela pandemia. Isso é a esperança que chega”, comentou o vereador. 

A divulgação e o processo de matrículas será feito  pelo Instituto, localizado na rua Pedro Nunes, no Centro. “ A expectativa é grande e o resultado será grandioso”, falou Guilherme.