Arapiraca avança para a fase amarela e shopping, bares e restaurantes voltam a funcionar a partir de segunda.

O anúncio foi feito pelo Governador Renan Filho, em entrevista coletiva na noite desta terça-feira (11).

Por Ranjelio 11/08/2020 - 21:56 hs
Foto: Ilustração

A cidade de Arapiraca, localizada na Região Agreste de Alagoas, sai da fase laranja e avança para a amarela no plano de distanciamento controlado do Governo de Alagoas. O anúncio foi feito pelo Governador Renan Filho, em entrevista coletiva na noite desta terça-feira (11). Assim, voltam a funcionar shopping, galerias, bares, restaurante e academias com hora marcada.
Também avançam para a fase amarela o interior do Estado, com a exceção do Sertão. Já a capital, Maceió, avança para a fase azul. O decreto começa a valer a partir da próxima segunda-feira (17). As mudanças de fases, no plano de distanciamento controlado, dependem dos indicadores relativos a evolução da Covid-19.
Na fase amarela estão autorizados a funcionar lojas ou estabelecimentos de rua acima de 400 m² (quatrocentos metros quadrados); shoppings centers, galerias, centros comerciais e estabelecimentos congêneres; templos, igrejas e demais instituições religiosas, funcionando com 50% (cinquenta por cento) de sua capacidade; bares e restaurantes, funcionando com 50% (cinquenta por cento) de sua capacidade; e academias com hora marcada.
O Governador ressaltou a redução do número de óbitos no Estado, mas que “é fundamental que a gente siga colaborando com as medidas de distanciamento social, de lavar as mãos e quem puder ficar em casa. Estamos sim com números de óbitos reduzidos, mas com muito trabalho, e temos que fazer a nossa parte”.
O secretário de saúde, Alexandre Ayres, destacou que “em virtude dos números, estamos fazendo a evolução de fases, mas as pessoas devem continuar evitando aglomerações desnecessárias, para que não tenhamos a necessidade de regredir de fase”.
O governador também anunciou que serão abertos novos leitos no Sertão do Estado.